Seminário divulga projeto Romano Atmo

16 Dez '16

No dia 19 de dezembro, segunda-feira, às 16 horas, o projeto de divulgação da cultura cigana Romano Atmo é apresentado num seminário que decorre no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

Romano Atmo, que na língua romanon significa «Alma Cigana», é um projeto que já é desenvolvido em alguns países europeus, mas é inovador em Portugal. Tem a duração de 9 meses e visa a criação de materiais pedagógicos destinados a sensibilizar crianças e jovens, assim como as suas famílias (comunidade cigana em geral), para a necessidade de usufruir de uma escolaridade obrigatória e para a valorização e divulgação da cultura cigana como forma de preservar a identidade e promover uma melhor inclusão, através da compreensão das semelhanças e diferenças da cultura cigana e da cultura maioritária.

Por outro lado, o projeto tem como finalidade promover a informação e sensibilizar os docentes e restante comunidade educativa para a importância da promoção de um diálogo intercultural, através de um melhor conhecimento sobre aspetos da cultura cigana.

Deste projeto faz parte a aplicação de um kit pedagógico composto por quatro pilares:
1 – «Histórias do povo cigano» residentes na Europa, que inclui contos tradicionais ciganos, contados por pessoas da comunidade cigana;
2 – Língua «romanon» (com vista a dar a conhecer a língua);
3 – CD interativo sobre dança cigana, dirigido a crianças, para ser utilizado em sala de aula;
4 – Curiosidades sobre o vestuário, tradição e hábitos alimentares (pratos tradicionais), tarô cigano, comemorações do Dia Nacional do Cigano, entre outras curiosidades.

O projeto Romano Atmo é gerido pelo Alto Comissariado para as Migrações, financiado ao abrigo do Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas e decorre das atividades da AMUCIP, Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas.

Consulte o programa do seminário (PDF 1.07MB).