Indústrias Perigosas

O regime de prevenção de acidentes graves (PAG), que tem como objetivo a prevenção e controlo de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas e a limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente, é regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto.

O PAG aplica-se a estabelecimentos que armazenam determinadas substâncias perigosas em determinadas quantidades. Consoante a quantidade e perigosidade das substâncias perigosas armazenadas, os estabelecimentos podem ser de nível inferior ou de nível superior, tendo obrigações diferenciadas.

São consideradas substâncias perigosas as passíveis de originar acidentes com efeitos graves na saúde humana e no ambiente, como, por exemplo, determinadas substâncias inflamáveis, explosivas ou tóxicas.


No concelho

O Município do Seixal tem um forte passado industrial, do qual se destaca a Siderurgia Nacional, localizada na Aldeia de Paio Pires, contudo o risco industrial de empresas do município é reduzido, existindo apenas duas indústrias consideradas perigosas, mas de nível inferior de perigosidade que são:

- A SIDERURGIA NACIONAL S.A. / MEGASA, que se localiza em Aldeia de Paio Pires, e cuja principal matéria perigosa é o oxigénio (O2), comburente suscetível de potenciar incêndios ou explosões.
O principal risco para a população que habite nas proximidades resulta da onda de choque de explosão que provoque a projeção de materiais.

- A DISTALGÁS – Distribuidora e Instaladora de Gás, Lda., que se localiza na freguesia de Arrentela, junto ao nó da A33 com a EN378, armazena gás extremamente inflamável com potencial para provocar incêndios e explosões.

O principal risco para a população decorre da proximidade a vias rodoviárias com grande intensidade de tráfego, designadamente danos que resultem da projeção provocada pela onda de choque e risco associado a incêndio.


Em caso de acidente

- Permaneça em casa, afastado de portas e janelas, esteja atento às informações nos órgãos de comunicação social e contacte os serviços de proteção civil.
- Tenha preparada uma mochila com alguma roupa, água e bolachas, documentos importantes e medicação habitual, caso seja determinada a evacuação temporária.
- Não se esqueça de preparar os animais domésticos para o acompanhar.

Está aqui