Qualidade e Certificação

Política da Qualidade

Ciente das suas responsabilidades na gestão de recursos, melhoria contínua dos seus processos, diminuição dos impactos da sua atividade sobre o meio ambiente e no controlo dos riscos e perigos que podem afetar as pessoas envolvidas nos processos, a Câmara Municipal do Seixal assume uma rigorosa política de qualidade. A política da qualidade para a modernização administrativa na autarquia define estratégias que refletem a aposta nas novas tecnologias e a prestação de serviços cada vez mais eficazes e eficientes.

Política da Qualidade da Câmara Municipal do Seixal

Sistema de Gestão da Qualidade

A Câmara Municipal do Seixal obteve a certificação da Qualidade (ISO 9001) de 2 áreas operacionais com grande impacto para os munícipes, a Higiene Urbana, em 2010 e a Gestão de Espaços Verdes, em 2011. Em 2015 foi tomada a opção estratégica de estender o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) a toda a autarquia, sendo, progressivamente, alargadas a todas as unidades orgânicas as metodologias e ferramentas da qualidade.

Veja a reportagem realizada em 2010 durante a da cerimónia de entrega do certificado à àrea de Higiene Urbana.

Bolsa de auditores

Com a criação da Bolsa de Auditores Internos da Qualidade, a câmara municipal assegura que todas as auditorias internas da qualidade são realizadas sem recurso a contratualização com entidades externas. Aliás, o mesmo já acontece com a implementação e acompanhamento do SGQ, que depende exclusivamente de consultoria interna garantida pela equipa da qualidade.

A bolsa conta neste momento com 12 elementos ativos, sendo que o sucesso da mesma decorre da colaboração dos seus serviços de origem, na sua disponibilização para integração nas atividades da bolsa, nomeadamente reuniões preparatórias e auditorias. Por outro lado, a colaboração dos auditores em todo o momento, na análise de documentação e preparação das várias ações necessárias, exige um esforço suplementar mas fundamental para a otimização do tempo disponível.

Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

O novo edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal é o primeiro equipamento público em Portugal a obter a Declaração de Conformidade Regulamentar no âmbito do Sistema de Certificação Energética, ao conjugar o conforto dos utilizadores com a redução da fatura energética.

Este é o primeiro edifício público com certificação energética, com a classe B, o resultado da sua localização na proximidade da Baía do Seixal, a autonomia entre os dois núcleos e o aproveitamento da luz natural, o que permite a redução dos consumos energéticos, em termos de iluminação e de climatização.

O ar interior é controlado centralmente, com garantia da conformidade legal de todos os parâmetros de qualidade. São 6 as Unidades de Tratamento de Ar que têm, entre outras funções, a insuflação de ar novo e a extração de ar viciado. O edifício possui painéis solares de captação da radiação solar para o aquecimento de água.

As instalações estão abrangidas por um sistema de controlo periódico da qualidade do ar interior e dos respetivos consumos. A poente existe um plano de água que, para além da função decorativa, funciona como elemento que contribui para a melhoria do desempenho energético, que possibilita o arrefecimento do ar durante o verão.

Está aqui