Voltar em segurança

O coronavírus transmite-se pessoa a pessoa. O uso correto de máscara e o distanciamento físico ajudam a proteger-se a si e aos outros. Tenha especial cuidado com pessoas mais vulneráveis, como os idosos e os doentes crónicos, e adote sempre os comportamentos de higiene e etiqueta respiratória recomendados e necessários para vencer este vírus.

O sucesso desta luta exige que cada um de nós cumpra as medidas preventivas e de saúde pública.

Juntos vamos conseguir conter a covid-19.

Mantenha a proximidade social, cumprindo a distância física. Não se desligue socialmente dos seus amigos e familiares, mas mantenha a distância física. Manter o máximo de comunicação e interação é fundamental para o bem-estar emocional e mental. Utilize o telefone e as ferramentas digitais que tiver ao seu dispor.

Cuidados no uso correto da máscara

1. Lave as mãos com água e sabão ou com uma solução à base de álcool, antes de colocar a máscara;
2. Verifique qual o lado a colocar voltado para a cara (nas máscaras cirúrgicas deve colocar o lado branco virado para a cara e o lado com outra cor virado para fora);
3. Prenda-a à cabeça com os atilhos ou com os elásticos por trás das orelhas;
4. Ajuste a banda flexível na cana do nariz, cubra a boca, o nariz e o queixo. Certifique-se que a máscara está bem ajustada à face;
5. Não deve tocar na máscara enquanto esta estiver em utilização. Caso tal aconteça deve lavar e desinfetar as mãos imediatamente;
6. A máscara deve ser substituída por uma nova quando ficar húmida;
7. Não devem ser reutilizadas máscaras de uso único;
8. A remoção da máscara deve ser feita a partir da parte de trás (não tocando na frente da máscara), segurando nos atilhos ou elásticos;
9. As máscaras descartáveis devem ser colocadas no lixo doméstico, não no ecoponto ou via pública;
10. As máscaras comunitárias devem ser higienizadas após utilização, de acordo com as indicações do fabricante;
11. Higienize as mãos após retirar a máscara.

 

Erros comuns a utilizar a máscara

Para que a utilização da máscara seja eficaz, é importante evitar erros comuns na sua utilização:

As máscaras devem ser usadas de forma ininterrupta durante a deslocação a um espaço público. Não é aconselhado tirar a máscara para falar ou fumar, e ainda menos baixá-la para o queixo ou pô-la na testa. Durante o uso, não é recomendável tocar na máscara com as mãos, já que estas podem levar à acumulação de vírus. Se o fizer acidentalmente, deve lavar as mãos de imediato.

Todas as máscaras são uma medida complementar de proteção: o seu uso não dispensa a lavagem das mãos, a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido) e a manutenção da distância física.

Recomendações para o distanciamento

O risco de transmissão aumenta com a exposição a um número acrescido de pessoas, especialmente em ambientes fechados, dado que a aglomeração de pessoas e o contacto físico entre elas ou com superfícies contaminadas são fatores importantes de transmissão da covid-19.

1. Evite lugares movimentados
2. Mantenha a distância física de 2 metros
3. Evite contactos desnecessários, mesmo com amigos e familiares. 
4. Se esteve em contacto com alguém com covid-19 ou apresentar sintomas, ligue para o SNS24: 808 24 24 24. Em caso de emergência ligue para o 112.

Regras de etiqueta respiratória e higiene

As mãos podem ser um veículo fácil para a transmissão da infeção por SARS-CoV-2, ao entrarem em contacto com superfícies ou objetos contaminados e, de seguida, com as mucosas dos olhos, boca e nariz, o que permite a entrada do vírus no organismo. Por isso, é importante adotar certos gestos simples, que evitam a transmissão do vírus.

1. Lavar as mãos com água e sabão de forma regular e cuidada.
2. Espirrar ou tossir para o braço ou lenço de papel (após descartar o lenço, lave de imediato as mãos)
3. Evite tocar na cara com as mãos
4. Lave as superfícies e o telemóvel com maior frequência.

Para a proteção de todos e do ambiente, coloque a máscara no lixo, nunca no chão!

 

 

 

Partilhar

Está aqui