Morada-Memória Rés do Chão

Quinta-feira
    Abril 2023
16.00 h

Exposição de pintura de José Cavalhero.

A inauguração realizou-se no dia 25 de fevereiro, sábado, às 16 horas.

De 25 de fevereiro a 6 de abril

De terça a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas.
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.

Catálogo da exposição – PDF [593 KB]
O catálogo encontra-se também disponível para leitura no ISSUU.

«A pintura é um processo constante, materialmente com tinta e substratos, ou em afetações e conexões, um processo de aproximação da precisão e avaliação constante, materializar um desejo, um percurso, um ato.»
José Cavalhero

Ao confrontar as obras de José Cavalhero dá a sensação de que as telas não acabam nunca.

A suavidade da cor e o tema abordado prolonga a vastidão da tela e como que nos afaga, faz cócegas, e remete para um imaginário pueril. Quase ingénuo.

Porém, por trás de cada obra pressente-se muito trabalho, estudo, labor e saber.

O conjunto de obras aqui apresentadas mostra-nos uma persistente tensão entre o espaço-memória e o resultado final que, sem nos afastar do ponto de partida, evolui para outros significados.

Apesar de fixas, quase que ancoradas no tempo, as obras adquirem movimento a cada vez que as olhamos.

É com imenso agrado, satisfação e alegria que a Câmara Municipal do Seixal recebe José Cavalhero e acolhe e partilha com o público a presente exposição.

Paulo Silva
Presidente da Câmara Municipal do Seixal