Autarquia participa em audição sobre hospital no Seixal

-
18 Set '25

No dia 16 de setembro, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, foi ouvido na Assembleia da República sobre a petição Pela Construção do Hospital no Seixal.

Durante a audição foi consensual entre os deputados de todos os partidos políticos presentes a importância da construção do hospital no concelho, uma reivindicação que tem sido feita pela população há mais de 20 anos. Esta necessidade é ainda mais premente, considerando que o concelho conta com cerca de 40 mil utentes sem médico de família.

Na reunião estiveram igualmente presentes representantes da Assembleia Municipal do Seixal, das juntas de freguesia e da Comissão de Utentes de Saúde. Após esta sessão será elaborado um relatório pelo relator da petição, sendo posteriormente discutido em plenário. Espera-se que o resultado da discussão seja uma resolução que possibilite a atuação do Governo para a construção do hospital no concelho do Seixal.

Este é um desenvolvimento importante no processo. Em fevereiro de 2025 foi entregue uma petição com cerca de 15 mil assinaturas que visa dar continuidade à luta por esta infraestrutura de saúde. A petição é uma das várias iniciativas que têm sido levadas a cabo, incluindo o Cordão Humano em torno da Baía do Seixal, o Hospital de Campanha no âmbito da ação Em Campanha pelo Hospital no Seixal, e a Caminhada e Corrida pelo Hospital no Seixal, entre outras.

Em dezembro de 2015, uma resolução da Assembleia da República foi aprovada após um abaixo-assinado com mais de oito mil assinaturas, que requeria a construção urgente do hospital. No Orçamento do Estado para 2017 foi prevista uma verba de 10 milhões de euros para o relançamento do projeto e do concurso público, e em julho de 2017 foi anunciado o arranque do projeto. Contudo, em junho de 2018, com a assinatura de uma nova adenda ao acordo inicial, em que a Câmara Municipal do Seixal assumiu os custos da construção das acessibilidades, foi possível lançar um novo concurso. Em 2019, o Governo anunciou o adiamento do projeto, prevendo que o concurso para a sua construção seria lançado no primeiro trimestre de 2023.

 

Partilhar

Está aqui