Autarquia apoia construção de equipamentos de apoio a idosos
O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara de ontem, dia 11 de fevereiro, a comparticipação de mais uma tranche, no valor de 17 643,87 euros, para liquidar o valor correspondente aos últimos quartos da remodelação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora – ARIFA.
Esta instituição tem várias respostas sociais, nomeadamente: uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), com 72 utentes, serviços de apoio domiciliário, com 70 utentes, uma Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração, com 30 utentes, e a Creche Baleia Amarela, com 78 utentes. «Reconhecendo a importante função da ARIFA junto da comunidade e a necessidade de requalificação da ERPI, em particular numa zona com 19 quartos, a câmara municipal decidiu atribuir uma comparticipação financeira para assegurar o apoio prestado à população idosa residente no município», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.
O Município do Seixal tem vindo a apoiar financeiramente a construção de vários equipamentos sociais de apoio a idosos, crianças e pessoas com deficiência, de modo a responder às necessidades da população, no âmbito da intervenção social baseada em parcerias e no trabalho em rede.
No quadro das transferências de competências do Estado para as autarquias locais, os municípios passaram a ter competência para assegurar o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), bem como o acompanhamento e a monitorização dos contratos de inserção dos beneficiários de rendimento social de inserção. Neste sentido, foi aprovada a celebração de acordos de cooperação para o quadriénio 2026-2029 no âmbito do SAAS, num valor total de 1 703 834 euros, com as seguintes instituições: Centro de Assistência Paroquial de Amora, CRIAR-T – Associação de Solidariedade, Santa Casa da Misericórdia do Seixal, Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela e Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Fernão Ferro.
Na reunião foi ainda aprovado o seguinte:
- A comparticipação financeira para o projeto Bairro sem Cárie direcionado ao Bairro da Cucena, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, centrando-se na melhoria da saúde oral, nutrição e saúde mental da população vulnerável, através de ações de prevenção, diagnóstico e tratamento.
- O apoio ao Polo do Seixal da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional para o ano letivo 2025-2026, para manutenção/conservação dos instrumentos musicais;
- O apoio à Casa do Educador para o 8.º Concurso de Contos;
- O protocolo de cooperação entre o Município do Seixal e a Associação das Colectividades do Concelho do Seixal com vista a garantir o apoio fundamental ao desenvolvimento das atividades regulares, bem como dos projetos da associação.
Trabalhadores das autarquias, bombeiros, proteção civil e forças de segurança incansáveis no apoio às populações, refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal
Na abertura da reunião de câmara, antes da ordem do dia, o presidente da autarquia, Paulo Silva, enalteceu o empenho e dedicação dos trabalhadores da câmara e das juntas de freguesia, bem como o trabalho dos bombeiros, proteção civil e de todas as forças de segurança, no auxílio à população e na resolução de problemas resultantes das últimas depressões que se abateram em todo o país e, em concreto, no concelho do Seixal, que originaram diversas ocorrências como: quedas de árvores, cortes de trânsito, danos provocados pelo vento forte e situações de inundação.
«Os trabalhadores municipais têm desenvolvido um esforço contínuo na resolução das ocorrências registadas, garantindo a segurança da população e a reposição gradual da normalidade nas áreas afetadas. Reconheço e agradeço o empenho de todos os trabalhadores envolvidos, bem como a compreensão da população, apelando à adoção de comportamentos de segurança e ao cumprimento das indicações das autoridades», refere Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, reafirmando o «compromisso da autarquia com a defesa do interesse da população».
Partilhar

