Arte cinematográfica do Saara Ocidental regressa ao Seixal
O FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental regressa ao Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, com mais um ciclo de arte cinematográfica e cultura de direitos humanos.
A entrada é gratuita, mediante reserva prévia através do formulário online.
25 de setembro
HAIYU - A CANTORA REBELDE MARIEM HASSAN E SUA LUTA POR UM SAARA LIVRE
De Saharawi Voice e RåFILM
Saara Ocidental, Suécia | 2024 | 90 minutos | M/12
[reserva + informações]
No deserto do Saara, a voz de uma das maiores cantoras do norte de África ainda ecoa. Uma voz que deu esperança a uma luta esquecida. A vida e a música de Mariem Hassan foram profundamente afetadas pela tragédia sofrida pelos saarauís ao longo do período colonial, que continua até aos dias de hoje. As suas canções receberam conforto e esperança, e foram usadas como ferramenta na luta pela independência da última colónia de África, o Saara Ocidental.
O título «Haiyu», que significa encorajar em árabe, reflete tanto o espírito rebelde de Mariem quanto a determinação coletiva de um povo na sua luta contínua por um Saara Ocidental livre.
26 de setembro
SALAM
De Agustina Willat García
Uruguai | 2024 | 68 minutos | M/12
[reserva + informações]
O povo saarauí vive exilado há quase meio século no deserto mais árido do continente africano. Lá, onde recursos básicos como água são escassos, existe uma escola de cinema. Enquanto o mundo olha para o outro lado, um grupo de jovens cineastas trava uma batalha contra o esquecimento.
27 de setembro
THE RUNNER
De Saeed Taji Farouky
Reino Unido, Palestina | 2012 | 93 minutos | M/12
[reserva + informações]
«The Runner» é um filme sobre resistência. É a história de um campeão de corrida de fundo cuja viagem o transformou de atleta em símbolo de um movimento de libertação nacional. Salah Hmatou Ameidan está disposto a arriscar a sua carreira, a sua família e a sua vida para correr por um país que não existe. É natural do Saara Ocidental, sob ocupação marroquina desde 1975. «The Runner» acompanha Salah ao longo de três anos cruciais da sua vida, quando completa 30 anos e nasce a «Primavera Árabe». Neste momento crucial, o filme pergunta: «Quanto tempo falta para parares de correr?»
FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental
Criado em 2003 por saarauís nos campos e na sociedade civil espanhola, o FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental é um festival anual de cinema e cultura de direitos humanos que busca entreter e capacitar o povo saarauí através do cinema.
À medida que os saarauís descobrem o cinema, adotaram essa nova arte como uma ferramenta de autoexpressão, resistência cultural e ativismo dos direitos humanos, dando origem à cinematografia saarauí.
Uma parte importante da programação do FiSahara baseia-se na premissa de que o acesso ao lazer, à cultura e ao entretenimento são direitos humanos básicos. Para os saarauís, há 50 anos em exílio e que enfrentam todos os tipos de cicatrizes diariamente, o festival oferece uma semana de descanso das dificuldades da vida quotidiana.
Partilhar

