Assinado compromisso para plano local de saúde
O Plano Local de Saúde Almada-Seixal (PLSAS) 2026-2030 foi apresentado esta quarta-feira, dia 21 de janeiro, numa cerimónia que decorreu no Centro de Formação da Sobreda, em que Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, esteve presente e assinou a respetiva Carta de Compromisso.
Este compromisso formaliza a parceria entre a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal e o Município do Seixal, dando continuidade à colaboração iniciada durante o processo de elaboração do Plano Local de Saúde Almada-Seixal (PLSAS), e prevê que ambas as entidades considerem as orientações estratégicas e prioridades do PLSAS no planeamento de atividades e projetos, contribuindo para as metas locais de saúde. É também um objetivo a colaboração na divulgação de iniciativas e mensagens de promoção da saúde enquadradas no plano, identificando e potenciando oportunidades de sinergia.
«O Município do Seixal assume o compromisso de, nas suas áreas de responsabilidade, contribuir para o desenvolvimento do PLSAS, dando continuidade à parceria de longa data existente com o serviço de saúde pública e com as estruturas do Serviço Nacional de Saúde que presentemente se encontram organizadas em Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal», referiu Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, salientando que «a nossa parceria no âmbito da saúde com outras estruturas da comunidade que intervêm nos determinantes da saúde é marcada por um percurso muito positivo, de respeito e compromisso do qual muito nos orgulhamos».
A autarquia tem participação ativa na construção dos diversos planos locais de saúde, desde o primeiro Plano Local de Saúde Almada-Seixal 2013-2016, contribuindo para a identificação dos principais problemas de saúde, a definição de estratégias de prevenção da doença, promoção e proteção da saúde e a sua integração nas iniciativas e projetos comunitários.
Com vista à construção de um concelho cada vez mais saudável, Paulo Silva falou, entre outros assuntos, sobre o projeto municipal Seixal Saudável, que consubstancia a concretização de um conjunto de políticas, programas e ações de promoção do acesso à cultura, educação, desporto, habitação, desenvolvimento social, prática de estilos de vida saudáveis e cuidados de saúde, evidenciando o carácter multidimensional da saúde e contribuindo para ganhos nesta área e para a redução das vulnerabilidades e desigualdades.
«Consideramos que o Plano Local de Saúde Almada-Seixal 2026-2030, em articulação com o Plano Municipal de Saúde do Município do Seixal, constitui um excelente instrumento que proporciona uma visão global sobre as potencialidades e as necessidades em saúde do nosso território», referiu o autarca.
Recordou ainda que estão em construção duas novas unidades de saúde, nos Foros de Amora e em Paio Pires, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência e também com um investimento municipal muito significativo.
Ao longo de várias décadas, o município tem contribuído para a melhoria das condições de saúde da população, através da cedência de terrenos, da criação de acessibilidades e arranjos dos espaços exteriores das unidades de saúde existentes no concelho. Assinou ainda um protocolo com a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal para a requalificação e ampliação da Unidade de Saúde Familiar Fernão Ferro +.
«Além desta prioridade, em matéria de acesso à saúde e da melhoria contínua da qualidade dos cuidados, o Município do Seixal continua a reivindicar a construção do hospital no Seixal, disponibilizando-se para investir 2 milhões de euros em acessibilidades e infraestruturas, por considerarmos que este equipamento se reveste do máximo interesse municipal e estratégico para a melhoria da saúde das populações», mencionou Paulo Silva.
O Plano Local de Saúde Almada-Seixal identifica as necessidades técnicas e de saúde da população residente nos concelhos de Almada e Seixal, tendo como objetivo divulgar informação sobre os fatores de risco para a saúde e, em paralelo, criar ambientes favoráveis para a promoção de estilos de vida saudáveis.
Partilhar

