Autarquia investe em duas novas creches no concelho

Reunião de câmara
-
23 Jun '25

O executivo municipal, na reunião de câmara de dia 18 de junho, viabilizou o início da construção de duas novas creches, uma em Aldeia de Paio Pires e outra em Pinhal de Frades, com o financiamento de três milhões e 417 mil euros.

Para o arranque destas obras foi atribuída uma verba de 200 mil euros à Santa Casa da Misericórdia do Seixal para a creche em Aldeia de Paio Pires, no valor global de 2 220 000 euros, sendo comparticipado pela autarquia 1 852 000 euros, e um montante de igual valor ao Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela para a creche em Pinhal de Frades, com o custo estimado em 1 933 336,65 euros e a comparticipação municipal de 1 565 333,65 euros, sendo ambas realizadas ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «estamos a prestar todo o apoio possível a estas entidades, procurando dar respostas adequadas às suas necessidades imediatas e estruturais, tendo cedido os terrenos para a execução destes equipamentos e comparticipando agora na sua construção. Queremos que as crianças do nosso concelho tenham acesso a todo o tipo de atividades que contribuam para o seu desenvolvimento cognitivo, social e cultural, num contexto de crescimento populacional. Segundo o último recenseamento, efetuado em 2021, contabilizámos 24 494 crianças no concelho entre os zero e os 14 anos, das quais 7681 tinham até quatro anos».

Nesta sessão, foram ainda aprovados apoios à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, no valor de 55 954,40 euros, para a aquisição de um veículo tático, assim como à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora, no montante de 93 693,40 euros, para a aquisição de uma ambulância de socorro. Tais medidas acontecem no âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, que se celebra no dia 29 de junho, «constituindo uma forma de reconhecimento público da importância da ação dos soldados da paz», refere Paulo Silva, acrescentando que, «nos últimos 11 anos, o município aplicou mais de 16 milhões de euros no apoio às forças humanitárias, nomeadamente em equipamentos, aquartelamentos e edifícios, equipamentos de comunicações, veículos operacionais, equipamentos de proteção individual e fardamentos, entre outros».

No âmbito da política de delegação de competências do município para as várias freguesias, foi aprovado o apoio de 72 555,12 euros à Junta de Freguesia de Fernão Ferro, com o objetivo de apoiar a requalificação do polidesportivo da Quinta da Escola, permitindo a futura valorização daquele espaço como local de desporto e recreio.

O executivo aprovou também várias medidas de apoio às associações do concelho e à população em geral, com destaque para, na política de habitação, a aprovação da minuta dos contratos de comparticipação firmados com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, no âmbito da contratualização dos financiamentos do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, visando a reabilitação de 14 fogos para acolher vítimas de violência doméstica e a construção de dez fogos habitacionais no concelho para situações de necessidade de alojamento urgente e temporário.

Na área da educação foi aprovada a prorrogação, até 31 de julho, do fornecimento de refeições escolares a confecionar nos refeitórios das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias da rede pública do concelho do Seixal, assim como a assinatura de um protocolo de cooperação entre o município e a Siemens, no âmbito do projeto Seixal Criativo.

Foram ainda aprovados apoios às seguintes entidades:

  • Ao Paio Pires Futebol Clube para a organização do II Mercado Medieval de Aldeia de Paio Pires;
  • À Sociedade Filarmónica União Seixalense para a aquisição de tímpanos;
  • Ao Clube Recreativo e Desportivo das Cavaquinhas para as comemorações do 50.º aniversário;
  • Ao Grupo Recreativo de Santo António para apoio às atividades comemorativas do 51.º aniversário do 25 de Abril;
  • À Confederação Nacional dos Organismos da Deficiência para a realização do 15.º congresso nacional;
  • Ao Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho;
  • Ao Clube de Campismo Luz e Vida para a realização das Festas Populares de São Pedro;
  • Ao Rancho de Danças e Cantares de Vale de Milhaços para a conclusão da sua sede;
  • Ao movimento associativo cultural para a sua atividade regular;
  • À Associação Refúgio dos Gatos do Bairro e à Associação dos Amigos dos Animais do Seixal para a realização de obras nas respetivas sedes;
  • À Animalife – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental para o estabelecimento de um programa de apoio social-animal;
  • Ao Grupo de Voluntários no Canil/Gatil do Seixal para apoio ao programa captura, esterilização e devolução ao habitat de felídeos, e obras de manutenção do edifício-sede.

Partilhar

Está aqui