Câmara do Seixal apoia construção de creches

Reunião de câmara
-
10 Jul '25

O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara realizada esta quarta-feira, dia 9 de julho, duas comparticipações, no valor total de 400 mil euros, para apoio ao início da construção de duas novas creches no concelho.

Foi concedido um apoio financeiro de 200 mil euros para o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela, que irá construir o equipamento na Torre da Marinha, e outro de igual valor para o Centro de Assistência Paroquial de Amora, para a obra da creche no Pinhal Conde da Cunha. Ambas serão executadas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência e terão capacidade para acolher 92 crianças.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que «é essencial o apoio que prestamos à criação destes equipamentos, pois permitirão reduzir as listas de espera existentes e, desta forma, dar uma resposta cabal às famílias residentes no nosso território. Estamos no caminho certo, visando otimizar recursos e criar respostas eficazes e adequadas às necessidades e expetativas da população».

A futura creche da Torre da Marinha está orçamentada em 2 120 910,38 euros, sendo comparticipada pelo Município do Seixal em 1 752 910,38 euros (que cedeu o terreno para a sua construção, avaliado em 119 574 euros, e comparticipou a totalidade dos projetos de arquitetura e especialidades com o montante de 64 575 euros). Ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, foi concedido um apoio no valor de 368 mil euros.

Quanto à nova creche do Pinhal Conde da Cunha, orçamentada em 2 443 665,22 euros, é comparticipada pelo Município em 2 075 665,22 euros (que cedeu o terreno para a sua construção, avaliado em 702 950 euros, e comparticipou a totalidade dos projetos de arquitetura e especialidades com o valor de 115 235 euros). Ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, foi concedido um apoio no valor de 368 mil euros.

Em suma, no que concerne à construção de ambas as creches, o investimento total da parte da autarquia é de 3 828 575 euros.

Foi também aprovada uma comparticipação de 12 890,95 euros à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, para responder a despesas resultantes das ações de prevenção e socorro realizadas durante a depressão Martinho, assim como um valor de 62 922 euros à Delegação Foz do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa, para apoio à aquisição de um veículo ligeiro de mercadorias (destinado a apoio logístico) e a despesas resultantes do apoio prestado à realização de diversas iniciativas municipais.

Foram ainda concedidos os seguintes apoios ao movimento associativo (num valor total que ascende aos 176 205,27 euros):

  • Ao Grupo Desportivo e Cultural Águias de Vale de Milhaços para a aquisição de instalações modulares de apoio às atividades desportivas;
  • Ao Portugal, Cultura e Recreio para obras nos balneários e nos WC;
  • À Associação de Colectividades do Concelho do Seixal e a várias coletividades do movimento associativo para apoio a atividades no âmbito das Férias Desportivas;
  • À Associação Desportiva e Recreativa Benfiquista – Casa do Benfica no Seixal para a remodelação do polidesportivo;
  • À Associação dos Naturais e Amigos de Lobata para participação no Seixal World Music;
  • À Associação Cabo-verdiana do Seixal para a organização de um torneio de futebol de 11 de veteranos, celebrando o 50.º aniversário da independência de Cabo Verde;
  • À Fábrica da Igreja Paroquial de Santo António em Pinhal de Frades para apoio às festividades em honra de Santo António;
  • À Fábrica da Igreja Paroquial de Pinhal do General para apoio às festas em honra de São Francisco Xavier;
  • À Associação dos Escoteiros de Portugal – Grupo 269 de Fernão Ferro para apoio a várias iniciativas;
  • À Associação Cultural Terno para apoio à atividade regular.

Partilhar

Está aqui