Câmara do Seixal reúne-se com a E-Redes sobre cortes de energia
A Câmara Municipal do Seixal reuniu-se com a E-Redes para analisar os cortes prolongados no fornecimento de energia elétrica no concelho e acordar medidas de reforço da rede, num encontro que contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da empresa, José Ferrari Careto, e dos presidentes das juntas de freguesia de Corroios, Amora, Arrentela e Fernão Ferro, as zonas mais afetadas.
Na reunião, solicitada pela autarquia, a E-Redes explicou que os cortes de energia registados durante o período do Natal e do Ano Novo resultaram de uma conjugação de baixas temperaturas com um aumento significativo do consumo, o que originou impactos na rede elétrica. Segundo a empresa, estas ocorrências não foram exclusivas do concelho do Seixal, tendo afetado várias zonas do país, em particular a Área Metropolitana de Lisboa, o que condicionou a capacidade de resposta das equipas de prevenção.
No entanto, a E-Redes garantiu à Câmara Municipal do Seixal que, durante o ano de 2026, serão construídos, no concelho, nove novos postos de transformação (PT) de energia, distribuídos pelas três freguesias mais afetadas pelos cortes no fornecimento de eletricidade: seis na freguesia de Fernão Ferro (dos quais três serão construídos no Pinhal do General, promovidos pela Comissão de Administração da AUGI, no âmbito do processo de reconversão urbanística, e cuja construção se iniciará ainda este mês), dois na freguesia de Corroios e um na freguesia de Amora. Um destes postos entrará em funcionamento ainda em janeiro. Além disso, haverá um reforço da rede nas freguesias afetadas, aumentando a capacidade de fornecimento de energia elétrica à população e resolvendo os problemas que se têm verificado no concelho.
Os objetivos passam por reforçar a rede elétrica, melhorar a distribuição de energia e aumentar a estabilidade do abastecimento à população, indo ao encontro das exigências da Câmara Municipal do Seixal na obtenção de respostas concretas e das preocupações expressas pela população afetada.
Ficou igualmente acordada a realização de uma nova reunião de acompanhamento, prevista para meados de fevereiro, com o objetivo de avaliar os resultados das intervenções que vão ser, no imediato, concretizadas pela E-Redes e identificar possíveis necessidades adicionais.
O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, sublinha que «esta reunião, solicitada pela Câmara Municipal do Seixal, permitiu obter compromissos concretos da E-Redes. O nosso objetivo é resolver os problemas sentidos pela população e garantir um fornecimento de energia mais estável e fiável. A Câmara Municipal do Seixal acompanhará de perto a implementação destas medidas e continuará a desenvolver outros esforços em defesa da população do concelho do Seixal».
Partilhar

