Cancro da mama, diagnóstico precoce é fator-chave

09 Jul '21

Está a decorrer um programa de rastreio do cancro da mama no concelho do Seixal, numa parceria entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal e o município do Seixal.

São elegíveis para o rastreio as mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos, sendo convocadas por carta remetida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Os rastreios do cancro de mama tiveram início a 27 de maio no concelho do Seixal, mais concretamente na freguesia de Corroios (Quinta da Marialva, junto ao centro municipal de vacinação), onde decorrerão até ao próximo dia 13 de julho, e serão brevemente alargados a Amora e ao Seixal:

• Amora: de 14 de julho a 17 de setembro (Junta de Freguesia de Amora)
  • Seixal: de 20 de setembro a 23 de novembro (local ainda a definir)

Horário: dias úteis, das 9.20 às 13 horas e das 14 às 17.40 horas

Neste processo, além da possibilidade de realização de mamografia de forma gratuita, as mulheres vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama.

As mulheres às quais vier a ser diagnosticado cancro de mama serão encaminhadas para o hospital de referência/preferência, sendo a informação clínica encaminhada para os respetivos médicos de família.

O cancro da mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, tem uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem). Atualmente, em Portugal, com uma população feminina de 5 milhões, surgem 6000 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença.