Exposição revela o universo do mestre Manuel Cargaleiro
A partir de 28 de setembro, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, na Quinta da Fidalga, em Arrentela, tem patente a exposição O Infinito Lugar da Luz, que celebra a arte de um dos maiores artistas plásticos do século XX português.
A mostra vai além das suas obras, explorando também a sua dimensão pessoal, ao serem apresentadas peças de outros artistas que colecionou e através da reinterpretação do espaço de trabalho que tinha na Quinta da Silveira de Baixo, em Almada.
A reinterpretação do ateliê de Manuel Cargaleiro, que ficará instalada de forma permanente na Oficina de Artes, é um dos principais destaques da exposição. Além das obras do mestre, o público poderá também apreciar peças cedidas temporariamente pela Fundação Manuel Cargaleiro, ampliando a experiência e o legado do artista.
Com especial enfoque nas últimas obras do mestre, doadas pelo próprio ao município, a exposição apresenta um conjunto representativo da diversidade de suportes e técnicas explorados por Manuel Cargaleiro ao longo da sua carreira. Entre estudos e desenhos, as peças em exibição abrangem diferentes períodos e fases do processo criativo do artista.
A mostra inclui também trabalhos de outros autores, evidenciando o lado colecionador de Cargaleiro. Estão reunidas obras de nomes que o antecederam, como Sonia Delaunay, Marcelle Cahn, Vieira da Silva, Arpad Szenes, Nathalia Goncharova e Zao Wou-Ki, bem como de artistas consagrados da sua geração, como Júlio Resende, Armando Alves, José Escada, René Bértholo, Lourdes Castro, José Rodrigues, Eduardo Luiz e Pedro Avelar.
Uma das peças em destaque é a obra conjunta entre Manuel Cargaleiro e Vhils (Alexandre Farto), artista de renome internacional natural do Seixal, que representa um diálogo entre gerações e oferece uma visão contemporânea e futura da trajetória do mestre.
Patente a partir de 28 de setembro, na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, localizada na Quinta da Fidalga, O Infinito Lugar da Luz conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e constitui uma oportunidade única para conhecer não só a obra, mas também a dimensão pessoal de um dos grandes nomes das artes plásticas do século XX.
Consulte mais informações aqui.
Partilhar

