Maria Clara Ferrão vence Prémio Eufrázio Filipe

-
04 Jul '25

«TEJO.RIO.VERSO», da autoria de Maria Clara Ferrão, é o texto original vencedor da segunda edição do Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe, este ano dedicado à poesia.

O júri, constituído por Ana Margarida de Carvalho, António Modesto Navarro e Domingos Lobo, atribuiu a distinção a esta obra «pela abordagem poética rara na nossa atual poesia, pela desenvoltura do verbo, pela temática que infere, com subtileza, as questões sociais do nosso tempo, sem macular a extensão da voz lírica, falando das gentes, da paisagem, do rio e suas humanas margens, numa linguagem em que o rigor semântico se cruza com uma pulsão poética original e de grande qualidade metafórica».

Nascida no Alentejo e formada em Letras e em Psicologia, Maria Clara trabalha como freelancer na área da educação e formação, dedicando-se à igualdade de género, à língua e cultura portuguesas, à coordenação da formação e ao desenvolvimento humano, mas é na escrita que encontra a sua essência. 

Embora tenha começado a publicar tardiamente, a autora residente em São Bartolomeu do Outeiro, Portel, lançou em 2024 os seus dois primeiros livros, «Silêncios Habitados, Outras Vozes» e «Antes Que a Tinta Seque!», da editora Chiado Books, vencendo o medo que a calou durante anos. 

A autarquia reforça com este prémio o estímulo e a valorização da criação literária e da atividade de investigação, ao mesmo tempo que presta homenagem a uma grande figura do concelho, Eufrázio Filipe, pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural do município.

Ao vencedor, em cada edição, é atribuído um valor pecuniário de cinco mil euros.

Partilhar

Está aqui