Município acolhe novo rastreio gratuito de cancro da mama

22 Mar '22

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), anunciou a continuidade do alargamento do rastreio de cancro da mama aos distritos de Lisboa e de Setúbal.

O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos, e realiza-se por convite, de 2 em 2 anos. No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região sul.

O processo permite detetar cancros em fase tratável, reduzindo a morbilidade (dano geral para a saúde física e mental) e a mortalidade por cancro da mama, e é assegurado por uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama, que dispõe de equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

Naquela que é a 2.ª volta no município do Seixal, o rastreio ocorre de segunda a sexta-feira, das 9.20 às 13 horas e das 14 às 17.40 horas, na Unidade Móvel da LPCC colocada nos seguintes períodos/freguesias:

• de 29 de março a 28 de abril – Corroios (ExpoCorroios – junto ao Mercado Municipal de Corroios);
  • de 29 de abril a 13 de maio e de 23 de maio a 15 de junho – Amora (junta de freguesia);
  • de 17 e junho a 4 de julho – Fernão Ferro (junto à Escola Básica da Quinta dos Morgados);
  • de 5 de julho a 5 de agosto – Torre da Marinha (Praça Central) – junto à Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha.

As mulheres que estejam inscritas nas unidades de saúde pertencentes ao ACES Almada-Seixal, mesmo não tendo recebido convite, podem realizar o rastreio nas datas e locais indicados, desde que cumpram os seguintes requisitos:

• Não apresentar qualquer alteração na mama – estar assintomática;
  • Ter entre 50 e 69 anos;
  • Não ter próteses mamárias;
  • Não ter realizado mastectomia;
  • Nunca ter tido cancro da mama;
  • Não ter feito mamografia nos últimos 6 meses.

Nota: vídeo realizado pré-pandemia.

Mais informações na página de internet da Liga Portuguesa Contra o Cancro