Paulo Silva é o novo presidente da Câmara do Seixal

-
28 Set '22

O novo presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, inicia funções hoje, dia 28 de setembro, após a renúncia de mandato por parte de Joaquim Santos, a quem agradece o trabalho desenvolvido em prol da população do concelho do Seixal.

Paulo Silva é casado e pai de dois filhos. Advogado, da sua atividade destaca-se a assistência jurídica pro bono a associações sociais e humanitárias. Exerceu funções na assembleia municipal durante 28 anos, foi líder de bancada dois mandatos. Assumiu a vice-presidência e os pelouros da Cultura, Juventude, Participação, Desenvolvimento Social e Saúde.

Entrevista exclusiva do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, para o Seixal Boletim Municipal:

«Valorizo o diálogo permanente com as populações»


O que podemos esperar do novo presidente da câmara municipal?

Paulo Silva – Na qualidade de presidente da Câmara Municipal do Seixal, darei continuidade ao trabalho até agora desenvolvido por Joaquim Santos na prossecução do programa eleitoral da CDU, com o qual nos comprometemos e que foi sufragado pela população em 2021. Podem contar com a minha total dedicação às causas do município e à defesa dos interesses da população.

Portanto, apesar de ser o novo rosto na presidência, o projeto municipal mantém-se?

Paulo Silva – Obviamente. Foi o projeto autárquico que a população maioritariamente escolheu com o seu voto, bem como o coletivo de candidatos propostos para operacionalizarem esse projeto. Aliás, de outra forma não poderia ser, uma vez que o programa eleitoral foi também resultante de um processo de auscultação e discussão com as forças vivas do concelho, procurando refletir as suas necessidades e propostas. Nessa medida, representa também o compromisso de cumprir essas propostas que o coletivo eleito para o executivo municipal assumiu. A mudança de rosto na presidência da câmara não altera em nada o compromisso assumido. O executivo continua determinado na sua execução, valorizando o diálogo permanente com as populações e com as suas estruturas representativas, nas mais diversas áreas de atividade.

De que modo a sua experiência enquanto eleito na assembleia municipal contribuiu para as novas funções que vai exercer?

Paulo Silva – Tenho, desde muito jovem, uma profunda ligação ao meu concelho, às suas gentes e às suas aspirações. Na assembleia municipal, onde fui eleito durante 28 anos, pude conhecer muito bem a realidade concelhia, as suas necessidades e potencialidades. Também durante esse longo período, que representa metade da minha vida, pude perceber e conhecer o funcionamento da Câmara Municipal do Seixal e o potencial que tem para intervir e fazer a diferença na melhoria da vida dos munícipes. Para além disso, tenho desde sempre uma forte ligação ao movimento associativo do concelho, primeiro como atleta e depois como dirigente. Tenho ainda uma profunda ligação às nossas corporações de bombeiros, uma vez que, à semelhança do que fiz com várias associações do nosso concelho, durante muitos anos prestei apoio jurídico gratuito às mesmas. Digamos que as responsabilidades executivas que agora assumi, primeiro na qualidade de vereador e agora como presidente da câmara, se inserem numa linha de continuidade que decorre com naturalidade: estar ao serviço de um projeto autárquico que tem como objetivo servir as populações e melhorar a sua qualidade de vida, e este trabalho é feito, quer participando no movimento associativo, quer na assembleia ou câmara municipal.

No executivo temos uma equipa coesa, capaz e determinada que tem como único objetivo servir o município do Seixal e as suas populações.

Como filho da terra tem certamente uma visão pessoal sobre o passado, o presente e o futuro do concelho. Pode partilhá-la connosco?

Paulo Silva - Nasci e cresci neste concelho. Ainda o conheci como um forte bastião operário quando várias indústrias aqui laboravam. Um concelho que até meados do século XX ainda era marcadamente rural, mas que sofreu uma forte transformação com a vinda de diversas empresas para este território. A par dos estaleiros e da construção e reparação naval, a Mundet, a Siderurgia Nacional e outras empresas que empregavam milhares de operários, os quais nos deixaram um valiosíssimo património resultante da sua consciência de classe que esteve na origem das lutas operárias por melhores condições de trabalho e de vida. É também a esse mesmo operariado que devemos o incremento da vida associativa, cultural e desportiva, ainda hoje evidente no nosso riquíssimo e ativo movimento associativo e nas nossas coletividades centenárias. O significativo crescimento e desenvolvimento, resultado do trabalho do Poder Local, transformou, em pouco tempo, um território de características predominantemente rurais com condições de vida precárias, num concelho urbano desenvolvido, com um progressivo crescimento quer populacional, quer em número de empresas, estabelecimentos comerciais e de equipamentos sociais. Temos vindo a fazer uma forte aposta na requalificação dos espaços públicos, de que são exemplo as zonas ribeirinhas do Seixal, Arrentela e Amora, e agora também de Corroios com o Parque Urbano de Miratejo, que permitem desfrutar de toda a beleza que nos é oferecida pela Baía do Seixal. No futuro, queremos continuar a apostar fortemente na melhoria das condições de vida da população a todos os níveis. Queremos continuar a melhorar as condições de habitação, a reabilitar e qualificar os equipamentos educativos, a apoiar a atividade desportiva e cultural e o nosso movimento associativo, valorizar o território, tendo em vista a atividade turística e empresarial, continuar a aprofundar as condições para a participação e envolvimento das populações, dos jovens e do movimento associativo na vida coletiva do município. No Seixal, o futuro é promissor! E nós estamos cá para garantir que essa promessa é cumprida, fazendo do concelho do Seixal um lugar onde dá gosto viver!

O executivo municipal é composto por pessoas com bastante experiência em áreas cruciais. Isso é um elemento facilitador da sua atuação?

Paulo Silva – Uma das principais marcas distintivas deste projeto é a de privilegiar o caráter colegial do funcionamento dos órgãos executivos em detrimento de um funcionamento presidencialista, garantindo dessa forma a sua democraticidade. O trabalho coletivo no seio dos executivos municipais é crucial para responder às múltiplas áreas de competência da câmara municipal. Atualmente, além do presidente da câmara, temos quatro vereadores com responsabilidades executivas, assumindo cada um deles diversos pelouros. Temos a responsabilidade política da gestão do município, no entanto, tal só é possível com o envolvimento dos trabalhadores que laboram empenhadamente nos diversos serviços da autarquia. Pode mesmo afirmar-se que são eles quem detém o saber específico que permite executar diariamente quase todas as competências municipais. Ao presidente e aos vereadores compete, como já referi, definir a orientação estratégica e política para a intervenção municipal, articulando-se com as juntas de freguesia, com os serviços municipais, através das chefias, e em permanente diálogo com os trabalhadores e a população. No executivo temos uma equipa coesa, capaz e determinada que tem como único objetivo servir o município do Seixal e as suas populações.

Apesar da pandemia que vivemos, a intervenção municipal caracterizou-se por um forte investimento em áreas estruturantes. Que projetos estarão concluídos a curto/médio prazo?

Paulo Silva – São muitos, com conclusão a curto e médio prazo. Na área ambiental e de qualificação do espaço público, temos a conclusão da primeira fase do Parque Metropolitano da Biodiversidade, o Parque Urbano de Miratejo, a requalificação do Parque Fernando Lopes-Graça, na Torre da Marinha, e do espaço público em Miratejo. Na área cultural e do património a requalificação do Núcleo Naval do Ecomuseu, as instalações para o Teatro da Terra, a construção da Aldeia do Bombo, o Centro Cultural de Amora e, entre outras iniciativas, o SeixalJazz 2022 e a preparação da edição de 2023 do Seixal Cultural. Na área da educação, a inauguração do Jardim de Infância de S. Nicolau, em Corroios. Na área do apoio ao movimento associativo, a instalação da sede para a Comissão de Moradores de Santa Marta do Pinhal, a nova sede do Agrupamento de Escoteiros 260 do Seixal, a requalificação do Campo de Futebol do Paio Pires Futebol Clube e, na área dos equipamentos desportivos, a conclusão da construção do Pavilhão Desportivo Cidade de Amora. Na área do desporto, está em curso 39.ª edição da Seixalíada, um projeto ímpar no nosso país, que mobiliza todo o movimento associativo desportivo e prestigia o concelho. Estamos ainda a preparar o Projeto Seixal Criativo (Escola de Bits e Átomos Fundamentais), dirigido a alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, para o qual contamos com a colaboração do professor António Câmara e da sua equipa. Vamos continuar a trabalhar para resolver os problemas habitacionais no concelho e esperamos, até ao final do ano, proceder à segunda fase do realojamento de Vale de Chícharos. Iremos ainda, em união de esforços com as nossas instituições de solidariedade social, trabalhar na construção das creches do Centro de Assistência Paroquial de Amora, da Criar-T, em Amora, e do Centro de Atividades Sociais de Miratejo, assim como das novas instalações da Associação de Paralisia Cerebral de Almada-Seixal, da CERCISA e da Associação Nacional de Pais e Amigos Rett (ANPAR), assim como os lares de idosos de Fernão Ferro e do Casal do Marco. Igualmente, iremos trabalhar para o Seixal continuar a ter água de qualidade a baixo custo, bem como a trabalhar para a manutenção da higiene urbana em todo o concelho. Pensando nos munícipes, este ano, e pelo oitavo ano consecutivo, reduzimos a taxa de IMI.

A par de tudo isto, vamos continuar a reivindicar junto do poder central a requalificação de equipamentos educativos e a construção de novas escolas dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias (nomeadamente em Fernão Ferro e Corroios) e de cinco pavilhões desportivos nas escolas do 2.º e 3.º ciclos de Corroios, Vale Milhaços, Cruz de Pau e Pinhal de Frades e da Escola Secundária João de Barros. Outra reivindicação que não deixamos de fazer é a construção do hospital do Seixal, bem como todos os meios necessários à assunção com qualidade das novas competências que foram transferidas para as autarquias na área da educação.

O nosso programa define 15 eixos estratégicos. Para a sua concretização realizamos um trabalho de proximidade e de valorização de muitos contributos e de parcerias.

Trabalhar para elevar a qualidade de vida está no centro das prioridades. Este é um projeto de proximidade onde todos contam?

Paulo Silva – O nosso programa define 15 eixos estratégicos que abarcam todas as áreas de intervenção e competências da câmara municipal. Para a sua concretização realizamos um trabalho de proximidade e de valorização de muitos contributos e de parcerias, nomeadamente com as juntas de freguesia, o movimento associativo, a comunidade educativa, instituições, agentes económicos e comunidades, dando um particular destaque ao papel que os trabalhadores das autarquias assumem quotidianamente na prestação do serviço público autárquico. É também importante referir as ações em que analisamos o trabalho desenvolvido e percebemos o que podemos fazer melhor. Aproveito para convidar a população a participar nas ações que se estão a realizar, nomeadamente o Fórum Seixal +, para nos dar conta da sua opinião e de sugestões que possam melhorar o trabalho das autarquias no Seixal. Em 2020, colocando as novas tecnologias ao serviço da participação, criámos o Portal Seixal +, que permite aos munícipes ter um canal aberto com a autarquia e, através do Gabinete da Participação, procuramos dar resposta e acompanhar a execução da resolução das questões aí apresentadas pelos munícipes. Realizamos intervenções semanais que denominamos Seixal + Perto, ações concertadas e intensivas de limpeza e manutenção do espaço público de áreas geográficas, restritas e delimitadas, consideradas prioritárias, onde contactamos a população e ouvimos as suas propostas para a intervenção a realizar.

Construir um futuro mais sustentável e equilibrado é o que ambiciona alcançar até ao fim do mandato em 2025?

Paulo Silva – Construímos no presente para garantir um futuro sustentável e harmonioso. Todo o trabalho que realizamos visa transformar quotidianamente este concelho num lugar onde todos queiram e gostem de viver. Onde todos têm uma palavra a dizer sobre o nosso dever coletivo. Vamos realizar muitas outras ações até 2025, e naturalmente após essa data, que continuarão a transformar o nosso concelho num lugar aprazível, amigo do ambiente e com condições para proporcionar às novas gerações um futuro ambientalmente equilibrado e sustentável.

Partilhar

Está aqui