Projeto na Fábrica de Pólvora candidato a Prémio ICOM

-
09 Jul '25

O Plano de Valorização da Biodiversidade da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços é um dos 129 projetos selecionados pelo Conselho Internacional de Museus para o Prémio ICOM 2025 para Práticas de Desenvolvimento Sustentável em Museus.

 

Desenvolvido entre 2022 e 2024, o projeto candidatado pela Câmara Municipal do Seixal, com o apoio do comité nacional do ICOM – International Council of Museums, resulta de uma parceria entre a Associação Vita Nativa e o Ecomuseu Municipal do Seixal. 

O plano, que contribuiu para fortalecer a estratégia de preservação da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, classificada em 2012 como Monumento de Interesse Público, visa a implementação de boas práticas de desenvolvimento sustentável através da promoção de iniciativas de conservação e restauro ambiental, da sensibilização e da divulgação dos valores naturais do espaço. Inclui ainda a inventariação e monitorização da biodiversidade, implementação de medidas de conservação e ações de educação ambiental. 

Nesse contexto, foram realizadas diversas iniciativas, como a instalação e monitorização de caixas-ninho para aves, a limpeza e manutenção dessas caixas, a criação de uma microfloresta com a plantação de 90 árvores e arbustos autóctones da região e a organização de atividades de educação ambiental para a comunidade.  

O Prémio 2025 para Práticas de Desenvolvimento Sustentável em Museus é uma distinção global promovida pelo ICOM – International Council of Museums, que reconhece e celebra iniciativas exemplares no setor museológico alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. A lista dos projetos finalistas será conhecida nas próximas semanas e o vencedor anunciado durante a Conferência Geral do ICOM, que vai decorrer em novembro, no Dubai. 

Partilhar

Está aqui