Rede Municipal de Recolha de Óleos Alimentares Usados

Atualmente, já estão disponíveis 84 pontos de recolha distribuídos por todo o concelho, instalados na via pública, em mercados municipais e no interior dos Serviços Centrais e Operacionais da autarquia.

Encontre aqui o oleão mais próximo de si.

Impactos no ambiente dos óleos alimentares usados

Quando os óleos alimentares usados são lançados para o meio hídrico, solo ou redes de esgotos, originam graves problemas de poluição e provocam o mau funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

São também responsáveis por sérios problemas de corrosão e entupimento nas canalizações, pelo que se torna muito importante dar um destino mais adequado a este tipo de resíduo.

O biodiesel

É um combustível biodegradável, produzido a partir de óleos alimentares virgens ou de óleos alimentares usados.
Pode substituir total ou parcialmente o gasóleo de origem petrolífera utilizado nos motores diesel, podendo ser utilizado puro ou misturado com o gasóleo convencional em diversas proporções, embora a mais utilizada seja o B30 (mistura de 30 % de biodiesel).

Vantagens da utilização do biodiesel

• É uma energia renovável;
  • Utiliza como matéria-prima um resíduo (óleos alimentares usados), valorizando-o e transformando-o num biocombustível;
  • Reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2), que contribuem para o aumento do efeito de estufa e de partículas, entre outras;
  • Contribui para a concretização da política nacional de combate às alterações climáticas, através da redução da emissão de poluentes atmosféricos.

Alterações climáticas

A promoção da produção e da utilização de biocombustíveis é uma importante medida da União Europeia, no sentido de reduzir a dependência das importações de energia e no combate às alterações climáticas, de acordo com o pressuposto no Protocolo de Quioto.

Desta forma, foi aprovada a Diretiva n.º 20003/30/CE, que se destina a dar cumprimento ao compromisso de, até 2020, substituir 20 % dos combustíveis tradicionais por combustíveis alternativos, nomeadamente o biodiesel, na União Europeia, de modo que as emissões de CO2, que tanto contribuem para o efeito de estufa, sejam reduzidas.

Como depositar o óleo alimentar usado no oleão

• Depositar unicamente óleo alimentar usado (óleos minerais não devem ser colocados);
  • Deixar arrefecer o óleo alimentar e colocar numa garrafa ou garrafão de plástico, bem fechado;
  • Depositar o recipiente fechado cuidadosamente no oleão, evitando derrames.

A Rede Municipal de Recolha de Óleos Alimentares Usados resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal do Seixal, a AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal e o consórcio Hardlevel – Prio, num compromisso de incrementar o contributo local para a resolução dos problemas ambientais resultantes da incorreta deposição destes resíduos, bem como melhorar e ampliar a atual rede de recolha.

No âmbito desta colaboração, a empresa que opera sob a marca Prio Top Level irá proceder à recolha, transporte e valorização de óleos alimentares usados, transformando-os em biodiesel.