Hortas Pedagógicas

As hortas pedagógicas promovidas pelo município há mais de 20 anos enquadram-se atualmente no projeto da Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal, pretendem promover o contacto dos alunos com os ciclos naturais, sensibilizar para a importância do património natural, incentivar a cooperação entre a comunidade escolar e indivíduos e/ou organizações da sociedade civil.

Através do estímulo à partilha e ao relacionamento interpessoal pretende-se contribuir para a preservação dos saberes tradicionais e promover o bem-estar físico e psicológico dos envolvidos.

O projeto serve, ainda, de pretexto para sensibilizar os alunos para uma alimentação e estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis.

O objetivo prático é facilitar a criação de hortas no exterior dos equipamentos escolares, através do apoio ao nível técnico na fase de implementação e a monitorização regular ao longo do ano letivo.

A autarquia apoia a escola no estabelecimento de parcerias com indivíduos e/ou organizações da sociedade civil, envolvendo grupos intergeracionais no projeto. 

A horta é um laboratório vivo, onde se trabalham noções, conceitos e técnicas de horticultura e jardinagem, enquadrados no programa curricular do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar.

 
Implementação e desenvolvimento do projeto

  • Inscrições no inicio do ano letivo no âmbito do PEM ou PMES;
  • Cada escola deverá ter uma turma responsável pelo projeto;
  • O apoio prestado pelos serviços municipais é realizado ao nível técnico na fase de implementação, prevendo-se ainda uma monitorização regular ao longo do ano letivo, que pode ser presencial ou através de outros meios de comunicação a serem disponibilizados;
  • A escola deverá dar continuidade ao projeto durante dois anos letivos consecutivos.

 
Nas escolas envolvidas são dinamizadas sessões teórico-práticas sobre as seguintes temáticas

Solo

De forma a facilitar a aprendizagem sobre a estrutura do solo, identificação dos vários tipos de solo e dos fatores que influenciam a sua formação, são desenvolvidas um conjunto de atividades de descoberta sensorial.

Compostagem

Nas sessões sobre compostagem pretende-se sensibilizar para a redução do volume dos resíduos orgânicos a depositar em aterro sanitário e promover a reciclagem deste tipo de resíduo, transformando-o em composto, que poderá ser utilizado na horta com fertilizante natural.

Biodiversidade

O tema foca a importância da diversidade de espécies e das relações de interdependência entre os vários seres vivos no equilíbrio do ecossistema agrícola. As sementes são apresentadas como uma herança que os aos alunos deverão preservar, convidando-os a tornarem-se guardiões do património agrícola local/regional.

Alimentação

Nestas sessões são explorados alimentos diversos, e criadas dinâmicas para que os alunos consigam identificar os produtos hortofrutícolas da época. Desta forma pretende-se melhorar o conhecimento sobre a origem dos alimentos e sensibilizar para escolhas alimentares mais conscientes.

Visita ao Mercado

Consiste na participação das escolas envolvidas num dos dias do mercado de rua do Espaço Agrícola do Monte Sião. Nesta iniciativa as escolas poderão vender alguns produtos, garantindo a sustentabilidade económica da horta e o contacto com produtores locais potenciais parceiros do projeto.

Está aqui