Plano Educativo Municipal

O Plano Educativo Municipal (PEM) reúne propostas de desenvolvimento de projetos, ações e iniciativas em diversas áreas de intervenção (Ambiente, Cidadania, Cultura, Desporto, Património, Proteção Civil, Saúde e Tempos Livres).

O PEM inclui também Programas de Apoio, que asseguram o funcionamento dos edifícios escolares municipais, a Ação Social Escolar, os transportes escolares, o apoio a projetos e iniciativas escolares e demais apoios fundamentais para que o ano letivo decorra com regularidade nas escolas e jardins de infância da rede pública do município do Seixal.

O Plano Educativo Municipal é o espelho da aposta que, ao longo dos 30 anos da sua existência, se tem feito junto das crianças e dos jovens do concelho.

O igual acesso de todos, sem exceção, à escola pública, é porventura uma das mais importantes conquistas adquiridas com o 25 de Abril. Não há nenhum país no mundo que se desenvolva ou que tenha uma visão de futuro se não apostar na educação, se não respeitar os agentes educativos, e se não promover a possibilidade de todos terem acesso a essa mesma escola pública.

Plano Educativo Municipal 2016-2017

O Plano Educativo Municipal (PEM) reúne propostas de desenvolvimento de projetos, iniciativas e ações, em áreas de intervenção que vão do ambiente, património, saúde e tempos livres, entre outras. O PEM inclui também programas de apoio, que asseguram o funcionamento dos edifícios escolares municipais, a Ação Social Escolar, o apoio a projetos como a Escola de Música do Conservatório Nacional – Pólo do Seixal, e demais apoios fundamentais para que o ano letivo decorra com regularidade nas escolas e jardins de infância da rede pública do município do Seixal.

No site do PEM 2016-2017 podem ser consultados os 119 projetos promovidos pela Câmara Municipal do Seixal e dirigidos à comunidade educativa: alunos do pré-escolar ao ensino secundário, professores, funcionários, pais e encarregados de educação. As propostas abrangem oito áreas de intervenção: ambiente, cidadania, cultura, desporto, património, proteção civil, saúde e tempos livres e os 12 programas de apoio, fundamentais para o funcionamento do parque escolar municipal.

A 33.ª edição do PEM propõe viagens temáticas pelo património natural e museológico do concelho, a elaboração de um jornal escolar, além de um vasto conjunto de iniciativas que promovem a criação de hábitos culturais e a adoção de estilos de vida saudáveis. Os interessados podem participar em um ou mais projetos. Para tal basta efetuar as respetivas inscrições nas atividades.

 

Publicado em papel até ao ano letivo 2007-2008, o PEM passou a partir dessa data para uma edição online e em CD-Rom.

 

Conheça as edições de 200920102011201220132014 e 2015

Partilhar

Está aqui