A Abetarda
-
12SábadoSetembro 2020>04DomingoOutubro 2020
Teatro de rua por Teatro da Terra, do Seixal, inserido no programa da iniciativa DESCONCENTRA.
Público: M/ 6 anos | Duração: 70 minutos
12 de setembro, sábado – 19 horas – ESGOTADO
Armazém 56 – Arte Sx (Mundet)
19 de setembro, sábado – 21 horas – Adiado para: 4 de outubro, domingo – 21 horas – ESGOTADO
Moinho de Maré de Corroios (exterior)
20 de setembro, domingo – 19 horas – Adiado para: 27 de setembro, domingo – 19 horas
Parque Urbano de Fernão Ferro
3 de outubro, sábado – 21 horas
Parque Municipal do Serrado, Amora
Sinopse
A ABETARDA foi o primeiro projeto que resultou da parceria, em 2014, entre o Teatro da Terra e o Município de Castro Verde. Ao texto encomendado ao autor João Monge, junta-se o cante alentejano e o teatro de rua, numa celebração deste símbolo de Castro Verde, com uma história orientada para uma procissão pagã, habilmente tecida na base da cultura popular alentejana, polvilhada por reminiscências do Cristianismo, projetando a elevação da maior ave de voo da Europa a um estatuto mitológico/fantástico. Os quatro textos da autoria de João Monge que o Teatro da Terra materializou em teatro até hoje destacam este consanguíneo poeta/letrista/escritor como o criador mais representado pela companhia.
Maria João Luís dirige para o Teatro da Terra, um elenco alargado onde os Tocá Rufar e seis grupos corais alentejanos sediados no Seixal partilham as ruas e os traços característicos da cultura popular, sinal de um posicionamento artístico inovador na capacidade de integrar os agentes locais, sem que a identidade própria de cada grupo destoe da criação teatral coletiva. O Teatro da Terra com a remontagem de «A Abetarda» afirma-se, mais uma vez, como um projeto de teatro comunitário de características únicas, operando agora no concelho do Seixal.
Ficha técnica e artística
Texto: João Monge | Encenação: Maria João Luís | Com: Maria João Luís, Filipe Gomes, Sérgio Gomes, Tocá Rufar, dirigidos por Rui Júnior, Grupo Coral As Papoilas do Fogueteiro, Grupo Coral Alentejano da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal, Grupo Coral Alentejano Lírio Roxo de Paio Pires, Grupo Coral Operário Alentejano do Centro Cultural e Desportivo das Paivas, Grupo de Cante Feminino da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha e o trompetista Diogo Cabrita Santos | Caracterização e adereços: Pessoa Júnior | Máscara: Paula Hespanha | Produção: Rita Costa | Assistência de produção: Filipe Gomes | Direção de produção e luz: Pedro Domingos | Coprodução: Teatro da Terra e Município de Castro Verde (2014) | Estrutura financiada República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes e Município do Seixal.
Reserva de bilhetes
-
A reserva de bilhetes pode ser feita para um ou mais espetáculos do programa, mediante o preenchimento de formulário online. Excecionalmente, durante os fins de semana, serão aceites reservas pelo telefone 915 635 090.
- Os serviços da Câmara Municipal do Seixal enviarão um email com a confirmação da(s) reserva(s). Não existem bilhetes físicos, pelo que deverá indicar o nome com o qual fez a sua(s) reserva(s) à entrada do recinto.
Regras de utilização do espaço de acordo com as normas da DGS
- A abertura de portas do espaço será feita 1 hora antes do espetáculo;
- Recomenda-se a chegada antecipada para evitar maior ajuntamento de pessoas;
- O espetáculo tem início à hora marcada;
- É obrigatório o uso de máscara no recinto e a higienização das mãos à entrada e à saída do mesmo;
- A entrada no recinto e a indicação dos lugares serão acompanhadas por assistentes;
- Durante o espetáculo, o público deve permanecer no seu lugar. Se necessitar sair, deverá recorrer à ajuda de um assistente. No final do espetáculo, deverá aguardar a indicação dos assistentes para se levantar do seu lugar e sair do recinto.
Informações 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas)