O Punho

Quinta-feira
    Abril 2021
20.30 h

Espetáculo integrado nas comemorações do 25 de Abril, com a produção de Escola de Mulheres.

Classificação etária: M/ 14 anos.
Duração: 90 minutos.

Bilheteira

- Na Ticketline.pt (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 10 às 13 horas. A bilheteira do Auditório Municipal abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Sinopse

Datada de 1980, «O Punho» é a derradeira peça de Bernardo Santareno e reúne em palco duas mulheres fortíssimas que são das mais belas e comoventes personagens do teatro português. Em lados opostos da barricada, a camponesa Maria do Sacramento e a latifundiária D. Mafalda assumem-se simultaneamente como protagonistas e antagonistas no decorrer da luta de classes que marcou o Alentejo durante o período da Reforma Agrária.

A ação passa-se ao longo de três anos, antes, durante e depois da Reforma Agrária, época marcante e fraturante da história de Portugal na década de 1970 e que, atualmente, quase se tornou um tabu. Mais do que construir uma boa cena teatral, Bernardo Santareno dá-nos uma visão humana, sem maniqueísmos, acentuando na ação o sentido de classe, o sofrimento e os afetos das suas personagens.
Uma peça em que um coro trágico, à maneira do teatro clássico da antiguidade grega, vai sublinhando ou suscitando a ação.

Ficha técnica e artística

Texto: a partir de «O Punho» de Bernardo Santareno | Versão cénica: Fernanda Lapa | Direção artística: Marta Lapa e Ruy Malheiro | Espaço cénico: Fernanda Lapa, Marta Lapa e Ruy Malheiro | Figurinos: Coletivos | Música: Janita Salomé | Desenho de luz: Paulo Santos | Intérpretes e cocriadores: Maria d’Aires, Margarida Cardeal, André Levy, Marta Lapa, Vítor Alves da Silva, André Leitão, Hugo Nicholson e Ruy Malheiro | Execução cenográfica (seara de trigo): Marta Fernandes da Silva | Fotografia de cena: Valério Romão | Registo e edição vídeo: José Manuel Marques | Design gráfico: OC Design | Operação técnica: Sofia Costa | Assistência de cenografia: Sabrina Martinho e Yvette Barthels | Direção de produção e comunicação: Ruy Malheiro | Assistente de produção e bilheteira: Telma Grova | Apoios: SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada, Câmara Municipal de Lisboa, MDM – Movimento Democrático de Mulheres, PCP – Partido Comunista Português.

Regras de utilização do Auditório Municipal de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde

• É obrigatório o distanciamento físico de 2 metros no acesso ao auditório e às bilheteiras (a lotação da bilheteira é de 1 pessoa);
  • É obrigatório o uso de máscara no auditório e a higienização das mãos à entrada e à saída do mesmo;
  • A abertura de portas será feita 1 hora antes do espetáculo;
  • Recomenda-se a chegada antecipada para evitar maior ajuntamento de pessoas;
  • Os espetáculos têm início à hora marcada;
  • A lotação é limitada em função do cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde para os recintos de espetáculos e espaços culturais;
  • Prevê-se a existência de lugares individuais e para coabitantes (2 lugares);
  • Não existem lugares previamente marcados;
  • A entrada no auditório e a indicação dos lugares serão acompanhadas por assistentes de sala. Os espetadores devem cumprir rigorosamente todas as instruções dos assistentes de sala e não poderão trocar de lugar ou deslocar-se sem motivo justificado;
  • Durante o espetáculo o público deve permanecer no seu lugar. No final, deverá aguardar a indicação dos assistentes para se levantar e sair do auditório;
  • Não será permitida a permanência de espetadores no interior do auditório após o final dos espetáculos;
  • Nas instalações sanitárias apenas serão permitidas duas pessoas em simultâneo.

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (Ticketline)

Informações 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas)

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt

Preço