Março Jovem 2018

O Março Jovem está de volta, de 5 a 28 de março, com um programa de atividades pensadas para o público mais jovem que vai animar as escolas secundárias do concelho e vários espaços públicos com concertos, dança, desportos náuticos e radicais, stand-up comedy, teatro, workshops e muito mais.

O Março Jovem é organizado pela Câmara Municipal do Seixal em estreita colaboração com várias associações juvenis do concelho e associações de estudantes que contribuem para a dinamização do programa de iniciativas.

Programa

De 5 a 9 de março
AESCOLAMEXE EM MARÇO

O Março Jovem passa pelas escolas secundárias do concelho do Seixal num tour que leva as organizações juvenis e o seu trabalho até aos alunos. Esta é também uma forma de promover o associativismo e as entidades que dedicam o seu trabalho a este domínio. Em cada dia, uma escola é animada com um conjunto de propostas imperdíveis:

Demonstrações de slackline
Workshops de escrita criativa
Workshops de dança hip-hop
Workshops de stencil
Workshops de teatro
Atividades desenvolvidas pelas associações juvenis
Atuações de DJ nos intervalos
Eliminatórias do CANTA! – Concurso Interescolas de Talentos Musicais

5 de março (segunda-feira)
Escola Secundária Dr. José Afonso 

6 de março (terça-feira)
Escola Secundária Manuel Cargaleiro

7 de março (quarta-feira)
Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

8 de março (quinta-feira)
Escola Secundária João de Barros

9 de março (sexta-feira)
Escola Secundária de Amora

Org.: associações juvenis, associações de estudantes e Câmara Municipal do Seixal


De 5 a 9 de março | Escolas secundárias
13 de março a 28 de abril | Biblioteca Municipal do Seixal
EXPOSIÇÃO SEIXAL 1914-1918: O OUTRO LADO DA GUERRA
Org.: Câmara Municipal do Seixal

Assinalando o primeiro centenário da participação portuguesa na I Guerra Mundial (1914-1918), o Ecomuseu Municipal do Seixal disponibiliza para itinerância a exposição Seixal 1914-1918: o Outro Lado da Guerra para dar a conhecer às gerações mais jovens as repercussões políticas, sociais e económicas que a Grande Guerra teve no concelho do Seixal e, deste modo, contribuir para a compreensão intercultural e a transmissão dos princípios de tolerância, de solidariedade e da paz.

Entre 5 e 9 de março, esta exposição estará repartida pelas 5 escolas secundárias do concelho, convidando alunos e professores a explorar os restantes módulos nas diferentes escolas e/ou a visitar a exposição na íntegra na Biblioteca Municipal do Seixal.


De 9 de março a 4 de abril 
EXPOSIÇÃO DE PEDRO AMÉRICO
Espaço Arte Jovem, Miratejo

Exposição do jovem artista Pedro Américo, vencedor do Drive in Arte em 2017.

Pedro Américo tem 20 anos, é natural da Torre da Marinha, estuda Design na FAUL e nos tempos livres dedica-se à ilustração, pintura, desenho e, quando tem oportunidade, escultura em madeira.

Org.: Câmara Municipal do Seixal


9 de março | sexta-feira | 21.30 horas
NOITE DE TEATRO
Uma Comédia a Dois ou a Três
Escola Conde de Ferreira (CAMAJ), Seixal
Ingresso: 1€

Duas atrizes começam uma peça de teatro, mas a viagem da pesquisa do tema ideal e a fonte de inspiração é na verdade a peça.

Uma comédia que confunde o publico e comove as atrizes num jogo absurdo entre a realidade, o processo criativo e a representação real em palco.

Org.: Projecto Ficções 


9 de março | sexta-feira | 21.30 horas
NOITE AESCOLAMEXE –  SUPA SQUAD + KING BOOST SOUND
Pavilhão Multiusos da Quinta da Marialva, Corroios
Entrada livre

Os Supa Squad são uma dupla portuguesa de dancehall e reggae, constituida por Mr.Marley e Zacky Man, que já brilhou em festivais como o MEO Sudoeste.

O sKing Boost Sound Projeto são um projeto de soundsystem único no concelho do Seixal e já bem conhecido do público do Março Jovem.

Org.: Câmara Municipal do Seixal


16 de março | sexta-feira | 21.30 horas
NOITE DE STAND-UP COMEDY
Impasse, com Pedro Teixeira da Mota
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal
Ingresso: 10 € (desconto de 50% para jovens até aos 25 anos)

Aos 23 anos tudo é um impasse. É suposto sair de casa? Casar? Ir trabalhar? Ir ao mecânico sozinho? É uma fase da vida em que a pressão da independência e a falta de experiência se juntam num cocktail de demência.  Impasse é o primeiro solo de stand-up comedy de Pedro Teixeira da Mota. Durante mais de 1 hora, o humorista explica a sua visão sobre vários assuntos que o preocupam, experiências pessoais que teve e cenários bizarros em que pensa.

Org.: Câmara Municipal do Seixal

17 de março | sábado | Das 9.30 às 18 horas
EVENTO NÁUTICO – CANOAGEM E VELA
Zona ribeirinha do Seixal
Entrada livre

Dia dedicado à prática da canoagem e vela, aberto a todos os praticantes e aos que queiram experimentar pela primeira vez.

Org.: CNE – Agrupamento 253 – Escuteiros Marítimos do Seixal em parceria com a Associação Náutica do Seixal


17 e 24 de março | sábado | 10.30 às 17 horas
WORKSHOP CV – CAMINHOS & VALORIZAÇÃO
Oficina da Juventude de Miratejo
Para jovens com mais de 17 anos, residentes no concelho do Seixal. Máximo de 16 participantes.
 
Vem aprender a promover a tua empregabilidade, a identificar a tua orientação vocacional e as diferentes oportunidades de formação, a procurar ativamente emprego na internet e a  apresentar alternativas na tua promoção (como curriculos alternativos).

Este workshop ajuda-te a identificar competências pessoais e futuras possibilidades profissionais, conhecer formas alternativas para a apresentação de um desempregado no mercado de trabalho e a saber diferentes oportunidades nacionais e internacionais de valorização curricular para jovens desempregados nos domínios da formação, voluntariado e empreendedorismo.

Org.: R@to – Associação para a Divulgação Cultural e Científica


17 de março | sábado | Das 14 às 19 horas
BEAT BEAST EDITION
Pavilhão da Mundet
Entrada livre

Dia dedicado à dança com diversas performances na área da dança e música.

Org.: Associação Via Urbana


21 de março | quarta-feira | Das 15 às 18 horas
CARGALEIRO ELECTRONIC FEST
Escola Secundária Manuel Cargaleiro

Evento de música eletrónica destinado aos alunos da Escola Secundária Manuel Cargaleiro, no âmbito do programa AESCOLAMEXE EM MARÇO. Organizado por um grupo de alunos dinamizadores da Rádio Escolar.

Org.: Rádio Escolar


23 de março | sexta-feira | 21.30 horas
CANTA – CONCURSO INTERESCOLAS DE TALENTOS MUSICAIS – FINAL
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal
Entrada livre

A grande final do CANTA!

Na semana de 5 a 9 de março, as cinco associações de estudantes das escolas secundárias organizaram, em cada uma das escolas, as eliminatórias deste concurso e selecionaram dois participantes. 

Nas semanas que antecederam a grande final, os 10 alunos selecionados, com o apoio de músicos profissionais, ensaiaram as suas atuações e músicas, preparando-se para a grande final onde vão cantar ao vivo acompanhados por uma banda no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. 

Participações especiais de Jonas David (vencedor do CANTA 2017) e Via Urbana, com um grupo de dança hip-hop.

Org.: associações de estudantes

24 de março | sábado | Das 15 às 18 horas
STREET NO PARK – BMX
Parque das Lagoas, Fernão Ferro
Entrada livre
Conta com a atuação de King Boost Sound
Org.: Câmara Municipal do Seixal

Uma oportunidade para os praticantes de BMX do concelho do Seixal mostrarem o que valem numa tarde de manobras aberta a todos. Vem mostrar o que de melhor sabes fazer no BMX! Enquanto praticas ou vês as manobras, atuam os King Boost Sound!


24 de março | sábado | Das 15 às 19 horas
SEIXAL FAZ RUÍDO! CONCERTO DE COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
Núcleo urbano antigo do Seixal
Concerto de Marco Alonso Group
Entrada livre

Para assinalar o Dia do Estudante, a associação Projeto Ruído organiza um concerto que assinala esta data que marca as lutas estudantis em Portugal.

Marco Alonso Group apresenta uma abordagem a um estilo muito próprio de fusão contemporânea, influenciada pelo flamenco moderno, jazz e novas sonoridades no contexto da world music e música alternativa.

Org.: Projeto Ruído
 

28 de março | quarta-feira | 21 horas
ESPAÇO 58 – CONCERTO DE COMEMORAÇÃO DO DIA DA JUVENTUDE
Escola Conde de Ferreira (CAMAJ), Seixal
Atuação de Moon Preachers
Entrada livre

O Espaço 58 é um projeto de divulgação de projetos musicais de jovens oriundos do distrito de Setúbal. Promove um conjunto de sessões/atuações mensais ao vivo no CAMAJ, em pleno núcleo urbano antigo do Seixal, sendo que o seu principal carácter diferenciador é o facto de, além do público presente, as performances serem transmitidas pela internet, via streaming no Youtube.

Os Moon Preachers são um duo. Tocam garage rock, punk rock, psicadélico, tocam o caos. Tocam a vida de dois miúdos de 19 anos. De frente para o mundo, lançam em março de 2018 o seu primeiro disco, «A Free Spirit Death», documento que retrata uma vida adolescente paranoica, confusa e fugaz.

Não tendo nada a perder, apresentam desde honestos hinos à loucura (The Beast/Shake My Head) a tratados punk das periferias (High Street). Desde o rock tribal desassossegado de Death Hallway ao balancé de Walking and Trembling. Desde canções barulhentas que dizem que é tempo de mudar (Ghost on the Hill) a instrumentais frenéticos que acompanham o teu pensar (Confusion Beat).

Depois de estoirarem diversos palcos pelo país inteiro, preparam-se agora para estoirar o restante. E o mundo.

Bandcamp: http://moonpreachers.bandcamp.com/

Org.: Câmara Municipal do Seixal

Está aqui