Briwats conquistam concurso de doçaria

13 Dez '23

A Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense foi palco, no passado domingo, do Concurso de Doçaria integrado na Aldeia Natal do Seixal, que contou com um total de 18 participantes.

Os briwats de amêndoa, doce típico marroquino, confecionados por Bouchra Idrissi, foram os grandes vencedores do concurso, tendo sido premiados com um cartão para compras no valor de 500 euros. O Prémio Turismo foi conquistado pela Coroa de Natal confecionada por Sara Borralho, que recebeu um cabaz com produtos regionais atribuído pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa.

Entre os elementos do júri estiveram Francisco Rocha, em representação da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, a «chef» Dina Oliveira, em representação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, o «chef» Joaquim Guerra, em representação da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e Fátima Santos, em representação da Entidade Regional de Turismo de Lisboa.

Entretanto, generosamente, a vencedora do concurso aceitou partilhar a receita dos seus briwats, para que todos possam experimentar.

Ingredientes (para 1 kg de briwats)
Folha de massa filo: 250 g
Amêndoa sem pele: 500 g
Açúcar em pó: 200 g
Água de flor de laranjeira: 2 colheres grandes
Canela: ¼ de uma colher pequena
Manteiga: 2 colheres grandes
Goma-arábica: 5 pedaços triturados
Óleo para fritar
Mel: 1 kg
Sementes de sésamo torrado q.b.

Modo de preparação
Triturar as amêndoas e a goma-arábica, juntar açúcar em pó, manteiga e água de flor de laranjeira e amassar até obter uma massa homogénea. Adicionar um pouco de canela e, com as palmas das mãos, preparar bolinhas do mesmo tamanho.
Cortar a massa filo em tiras retangulares longas. Colocar as bolinhas e dobrar de forma que se obtenha um formato triangular, semelhante ao das chamuças.
Fritar ou levar ao forno (pincelar com um pouco de óleo dos dois lados). Quando ficarem dourados, colocar no mel ainda quentes para uma melhor absorção. Servir decoradas com as sementes de sésamo.