Dois meses de Festas Populares começam no Seixal

Dany Silva
25 Jun '15

As Festas Populares no concelho do Seixal começam no dia 25 de junho, no Seixal, e só terminam no dia 30 de agosto, em Corroios, depois de passarem por todas as freguesias do concelho.

As marchas populares das escolas do 1.º ciclo e jardins de infância da rede pública abrem as Festas Populares de S. Pedro, no Seixal, às 21 horas, do dia 25 de junho. Trata-se de um projeto do Plano Educativo Municipal que, há 17 anos, envolve toda a comunidade educativa e famílias dos alunos. Nesta noite, as crianças desfilam pela Rua Paiva Coelho e terminam a apresentação no palco da Praça 1.º de Maio.

Na freguesia do Seixal, as festas prolongam-se até ao dia 29 de junho e apresentam um programa marcado pela música, folclore, animação de rua e atividades desportivas.

Dany Silva, Horas Vagas, União das Tribos e Banza são alguns dos concertos agendados. Do programa das Festas de S. Pedro constam ainda as atuações da Banda da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense e da Tuna da Uniseixal.

No dia 29 de junho, segunda-feira, às 8 da manhã, a tradição mantém-se com a realização da Marcha das Canas. Ao início do dia, os resistentes da noite de S. Pedro partem de toalha branca ao ombro, acompanhados por músicos da terra até ao Bairro Manuel André, onde lavam a cara e voltam cantando, com uma cana hasteando a toalha.

Festas Populares dão vida ao concelho até ao final de agosto.

Depois das Festas de S. Pedro, têm lugar as Festas Populares de Arrentela (8 a 12 de julho), Fernão Ferro (22 a 26 de julho), Aldeia de Paio Pires (29 de julho a 2 de agosto), Amora (12 a 16 de agosto) e Corroios (21 a 30 de agosto).

Consulte o programa das Festas Populares do concelho do Seixal (em atualização).