Seixal dá resposta aos efeitos da tempestade Ana

-
11 Dez '17

Na sequência da passagem da tempestade Ana pelo país, a Câmara Municipal decidiu antecipar a resposta a possíveis situações meteorológicas adversas pelo que foi constituída uma equipa que esteve de prevenção desde as 16 horas de dia 10 até às 6 horas do dia 11. 

Essa equipa contou com 20 elementos dos serviços municipais de proteção civil, da manutenção de espaços verdes, da limpeza e salubridade, do saneamento e do trânsito, que em conjunto colaboraram para mitigar as consequências da tempestade e proporcionar um rápido restabelecimento da normalidade, nomeadamente na remoção de árvores e demais detritos da via pública e propriedades particulares, na delimitação de obstáculos e outros perigos no espaço público e na limpeza de sargetas e linhas de água. 

Entre a meia noite e as 4 horas do dia 11 de dezembro o Serviço Municipal de Proteção registou 43 pedidos de apoio por parte das forças de segurança – bombeiros e polícia – e também por parte dos Munícipes. Na manhã de hoje foram ainda registados mais 23 pedidos de apoio, sobretudo relacionados com limpeza de vias, queda de árvores e queda de estruturas e infraestruturas afetadas.

Nesta operação foram registadas mais de uma dezena de quedas de árvores, cerca de 20 relatos de danos em habitações, várias quedas de postes de comunicações, inundações e danos em mobiliário urbano e cerca de 15 veículos danificados. Felizmente o danos foram apenas materiais, não havendo vítimas a lamentar. 

De referir ainda que o maior número de ocorrências verificou-se entre a meia noite e as 2 horas de hoje, tendo as freguesias de Amora e de Corroios sido sujeitas a fenómenos de ventos pontualmente muito fortes, bem como a uma precipitação muito concentrada.

O Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, agradeceu “o empenho e dedicação dos trabalhadores dos diversos serviços da Câmara Municipal do Seixal que estiveram a trabalhar na madrugada e durante o dia de hoje respondendo às solicitações dos munícipes, forças de segurança e humanitárias, procurando repor a normalidade após a tempestade que provocou danos por todo o país”. O autarca agradeceu ainda “o esforço de todos os agentes das Forças de Segurança e membros das Forças Humanitárias que estiveram envolvidos no apoio às populações”. 

Partilhar

Está aqui