Limpeza do Espaço Público

A Câmara Municipal, através do Gabinete de Participação, iniciou no concelho, no passado mês de junho um plano de ações de limpeza e remoção de pinturas que degradam os edifícios (tags), trabalhos que ajudam a dar um novo rosto ao património edificado e potenciam as boas práticas, melhorando o espaço público.

O processo é feito com um produto especial que permite retirar a tinta, sendo toda a área posteriormente limpa. As primeiras limpezas tiveram lugar em Amora, na Avenida 1.º de Maio, ao longo da Estrada Nacional 10. 

Tags e graffiti
É necessário não confundir tags com graffiti. Como arte urbana, os grafitis têm o seu espaço no concelho do Seixal, tendo a autarquia promovido iniciativas para o seu desenvolvimento como o Seixal Graffiti ou o Festival Street Art. Os tags, geralmente assinaturas dos writers, não causam danos estruturais, mas degradam os edifícios.

Intervenções: antes e depois

15 a 19 de junho de 2020 - Avenida 1.º de Maio, Amora 

22 a 26 de junho de 2020 - Avenida 1.º de Maio, Amora

29 de junho a 7 de julho de 2020 - Avenida 1.º de Maio, Amora

Kit Limpa Tags

Com este projeto, nasce também o Kit Limpa Tags, com um conjunto de ferramentas preparadas para a remoção de rabiscos de menores dimensões que sujam o património edificado. Os kits serão disponibilizados gratuitamente a cada condomínio e/ou proprietário, após uma análise prévia em relação ao tipo de superfícies. Cada kit inclui um produto para remoção de tags/tinta, trincha, rolo, tabuleiro e material de proteção. O kit a fornecer será avaliado em cada caso, tendo em consideração as delimitações e o tipo de áreas a repintar. 

Conheças as Normas Regulamentares disponíveis no Edital nº 132/2020 - PDF [80KB]. Mais informação através do e-mail: participacao@cm-seixal.pt.

Paralelamente e indo ao encontro de ações para resolução deste problema, a Câmara Municipal do Seixal, em conjunto com a Policia de Segurança Pública – Escola Segura, começou em dezembro de 2019, ações de sensibilização contra a delinquência juvenil, a alunos do 3.º ciclo de escolas do concelho, abordando esta temática e apresentando estes novos projetos.

Murais da Liberdade

No âmbito deste projeto irão nascer ainda os Murais da Liberdade, o qual irá disponibilizar paredes em todas as freguesias, onde os munícipes, mediante inscrição prévia e totalmente gratuita, poderão praticar a arte urbana, livremente e sem o risco de serem punidos por lei, dando expressão ao talento dos nossos jovens e usufruto por parte de toda a população.
 

Gabinete de Participação de Fernão Ferro
Rua da Igreja, n.º 19 B, Fernão Ferro
Técnica responsável: Eng.ª Vera Rodrigues
Horário atendimento: terça e quinta-feira, das 14.30 às 16.30 horas (restantes dias mediante marcação)
Email: participacao@cm-seixal.pt 

 

Gabinete de Participação de Corroios
Rua Cidade de Aveiro, Corroios
Técnico responsável: Eng.º José Maria Pereira
Horário atendimento: terça e quinta-feira, das 14.30 às 16.30 horas (restantes dias mediante marcação)
Email: participacao@cm-seixal.pt 

Partilhar

Está aqui