A Coragem da Minha Mãe

Novembro 2021
21.30 h

Espetáculo por Artistas Unidos (Lisboa), no âmbito do 38.º Festival de Teatro do Seixal.

Classificação etária: M/ 12 anos.
Duração: 90 minutos.

Sinopse

Estreada pelos Artistas Unidos em dezembro de 2020, esta peça é baseada num conto, narrado por Tabori, para nos contar a história da improvável salvação da sua mãe, aquando da deportação de 4 mil judeus de Budapeste para Auschwitz em julho de 1944.

Numa homenagem à sua mãe, a peça é preenchida por doçura e lirismo, honrando uma mulher que conseguiu invocar a sua coragem inesperadamente para se salvar do inferno. Tendo como ponto de partida uma história real, Tabori relata como Elsa, com 55 anos, sendo presa em Budapeste no verão de 1944 e deportada com quatro mil judeus, consegue salvar-se afirmando que a sua prisão é ilegal.

Em vez de seguir para Auschwitz, Elsa dá por si num comboio de regresso a Budapeste. Em «A Coragem da Minha Mãe», não faltam pormenores cómicos, de sugestão surreal, muitas vezes em tom de farsa. Na verdade, os textos de Tabori fazem rir, ou pelo menos, repetidamente, sorrir. Aquilo a que Tabori chama vagamente a sua abordagem dialética é um teatro que promove a subversão, interpolação, fragmentação e inversão de expectativas, bastante evidente neste texto e produção. Em «A Coragem da Minha Mãe», Tabori apresenta ao público o que poderia chamar-se uma paródia de um conto de fadas dos tempos modernos.

Ficha técnica

Texto: George Tabori | Tradução: António Carlos Conde | Encenação: Jorge Silva Melo | Interpretação: Pedro Carraca, Antónia Terrinha, Hélder Braz e vozes de Carla Bolito, Américo Silva, Pedro Caeiro, António Simão, João Meireles, Tiago Matias, Nuno Gonçalo Rodrigues, e Jorge Silva Melo | Cenografia e figurinos: Rita Lopes Alves | Luz: Pedro Domingos | Som: André Pires.

Bilheteira

- Na Ticketline (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Regras de utilização do Auditório Municipal de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde

• É obrigatório o distanciamento físico de 2 metros no acesso ao auditório e às bilheteiras (a lotação da bilheteira é de 1 pessoa);
  • É obrigatório o uso de máscara no auditório e a higienização das mãos à entrada e à saída do mesmo;
  • A abertura de portas será feita 1 hora antes do espetáculo;
  • Recomenda-se a chegada antecipada para evitar maior ajuntamento de pessoas;
  • Os espetáculos têm início à hora marcada;
  • Não existem lugares previamente marcados;
  • A entrada no auditório e a indicação dos lugares serão acompanhadas por assistentes de sala. Os espetadores devem cumprir rigorosamente todas as instruções dos assistentes de sala e não poderão trocar de lugar ou deslocar-se sem motivo justificado;
  • Durante o espetáculo o público deve permanecer no seu lugar. No final, deverá aguardar a indicação dos assistentes para se levantar e sair do auditório;
  • Não será permitida a permanência de espetadores no interior do auditório após o final dos espetáculos;
  • Nas instalações sanitárias apenas serão permitidas duas pessoas em simultâneo.

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (Ticketline)

Preço
8 euros (50 % de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal)