O Mundo Funerário Romano nas Duas Margens do Estuário do Tejo

Junho 2022
15.30 h

A sessão decorre no âmbito do documentário «Ecos da Cidade dos Mortos», realizado por Raul Losada e produzido no contexto do projeto Lisboa Romana – Felicitas Iulia Olisipo, de que a Câmara Municipal do Seixal é parceira desde o primeiro momento.

A peça aborda os espaços dedicados aos mortos e as atitudes perante a morte em época romana, tendo por base os vestígios e a investigação arqueológica na cidade de Lisboa, a Olisipo romana. No âmbito mais alargado do território gerido por esta cidade, o tema foi também tratado no volume oito da série monográfica entretanto editada, no qual se inclui um artigo sobre a necrópole romana da Quinta de S. João, em Arrentela, que contou com a colaboração de uma equipa municipal.

15.30 horas
Abertura da sessão

15.45 horas
Introdução ao tema do mundo funerário romano: Rodrigo Banha da Silva, Centro de Arqueologia de Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

16.15 horas
Contextualização regional do tema: Jorge Raposo, Câmara Municipal do Seixal

16.45 horas
Apresentação do documentário: Raul Losada, realizador, ERA-Arqueologia Lda.

Exibição do documentário «Ecos da Cidade dos Mortos»

Encerramento

Auditório Municipal de Miratejo