O Saque

Junho 2022
    Junho 2022
21.30 h

Espetáculo pelo Teatro da Terra.

De 9 a 11 e de 16 a 18 de junho, de quinta-feira a sábado

Classificação etária: M/ 12 anos.
Duração: 105 minutos, sem intervalo.

Sinopse

Estreada em 1965, «Loot» é uma obra-prima da dramaturgia cómica inglesa da segunda metade do século XX. Além da crítica à corrupção, brutalidade e falta de integridade das forças policiais, a peça satiriza o luto e os seus rituais sociais, bem como a Igreja Católica e o alcance da cobiça enquanto motor dos mais extremados comportamentos humanos – num registo de farsa negra e bizarra, em que pelo absurdo da linguagem e das situações se constroem em cena mecanismos de comédia inquietantes e improváveis.

A peça centra-se em torno das desventuras de dois ladrões desajeitados e pouco escrupulosos, Dennis e Hal. Enquanto aguarda as suas exéquias, o cadáver de Mrs. McLeavy é removido do caixão pelo filho e pelo seu cúmplice, no intuito de esconder no esquife o saque resultante do mais recente golpe da dupla. A enfermeira da falecida, a várias vezes viúva Fay, demonstra ter intenções amorosas suspeitas em relação ao viúvo, Mr. McLeavy. Contudo, a descoberta casual do saque escondido leva-a a alterar os seus planos imediatos, exigindo aos dois ladrões uma percentagem do dinheiro roubado. A entrada em cena do inspetor Truscott, da Scotland Yard, e o seu interrogatório aos membros da família em busca de pistas sobre o roubo, acabam por ser decisivos no desenlace da peça. O viúvo McLeavy acaba incriminado pelo próprio filho, sendo detido como responsável pelo crime, e Truscott acaba por associar-se aos verdadeiros culpados, exigindo também a sua quota-parte do saque escondido...

Ficha técnica

Encenação: Miguel Sopas | Com: Helder Agapito, Marques D'arede, Miguel Sopas, Paulo Duarte Ribeiro, Rodrigo Saraiva, Sílvia Figueiredo, Vitor Oliveira, Filipe Gomes, Sónia Guerra | Tradução: Fernando Villas-Boas | Cenografia: Daniela Cardante | Desenho de luz: Pedro Domingos | Assistência de encenação: Vitor Oliveira | Fotografia: Alípio Padilha | Produção executiva: Diana Especial | Assistência de produção: Filipe Gomes | Direção de produção: Pedro Domingos | Produção: Teatro da Terra 2022.

Bilheteira

- Na Ticketline (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (Ticketline)

Preço
10 euros (público em geral) | 6 euros (jovens até 25 anos, reformados, funcionários das autarquias do Seixal e profissionais do espetáculo para bilhetes adquiridos na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal)