Templo de Sílica

Maio 2024
    Maio 2024
21.30 h

O espetáculo é uma criação de Xullaji pelo coletivo Peles Negras, Máscaras Negras.

Classificação etária: M/ 14 anos.
Duração: 60 minutos.

Tecnologia – cheia de graça
O servidor é convosco
Bendita sois vós entre as máquinas
E bendito é o fruto do vosso silicon – robôs
Santa Tecnologia, Placa – Mãe de Deus
Rogai por nós utilizadores
Agora e na hora do nosso logout – A.I.MEN

Templo de Sílica é um espetáculo multidisciplinar criado por Xullaji (Nuno Santos, anteriormente conhecido por Chullage) e interpretado pelo coletivo Peles Negras, Máscaras Negras – teatro do escurecimento, do qual o rapper é cofundador, um grupo de teatro comunitário que mantém uma prática de discussão horizontal junto da comunidade africana da periferia e atua junto da mesma.

Resultado do primeiro Acampamento do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, Templo de Sílica desenvolveu-se a partir da residência artística prolongada que o rapper e ativista de Arrentela realizou na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, onde montou um estúdio nómada de criação musical e trabalhou com músicos da comunidade local que tiveram oportunidade de trabalhar os seus próprios projetos sob a sua orientação.

A criação de Xullaji recebeu igualmente o apoio da Câmara Municipal do Seixal e combina música, teatro e vídeo, constituindo um ensaio em aberto sobre tecnolatria, fascização tecnológica, colonialismo digital e necropolítica, que explora a ideia da humanização das máquinas e da robotização dos humanos, associada às economias extrativas intensivas à qual se adiciona a mineração de dados.

Templo de Sílica foi criado a partir de textos escritos e reescritos desde 2012, que agora ganham voz, proclamados cantados e rappados, e espaço de cena, sendo representados, projetados em vídeo e disparados em áudio.

O espetáculo reúne sete pessoas em palco e evoca um sem-número de vozes ancestrais, assumindo-se como uma crítica dirigida à ligação obsessiva das pessoas com a tecnologia.

Ficha técnica e artística

Criação e direção artística: Xullaji | Produção: Elton Delgado e Peles Negras, Máscaras Negras | Elenco: Alesa Herero, Douguie, Elton Delgado, Lúcia Afonso, Nadine do Rosário, Raquel da Luz, Tizinho, Xullaji | Música e desenho som: Xullaji | Desenho de luz: Luís Moreira | Arte (cenografia, figurino e adereços): Peles Negras, Máscaras Negras | Apoio ao movimento: Lucília Raimundo.

Bilheteira

• Na bilheteira online BOL (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
  • No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
  • Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

* Descontos

• Entrada gratuita: jovens munícipes até 25 anos (inclusive) e para munícipes maiores de 65 anos (inclusive), em ingressos levantados localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
  • 50 % de desconto: trabalhadores das autarquias do Seixal, munícipes, bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha do concelho do Seixal, em bilhetes adquiridos localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (BOL)

6 euros (com descontos*)