Biblioteca acolhe Concurso Nacional de Leitura

07 Mar '23

Encontra-se a decorrer a 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que teve início no dia 12 de outubro. A Biblioteca Municipal do Seixal acolheu a fase municipal, no passado dia 6 de março, com provas de interpretação de texto, leitura expressiva e argumentação oral.

Nesta edição, inscreveram-se 2571 escolas, dentre as quais, escolas das regiões autónomas dos Açores e Madeira, do continente e escolas afetas ao Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e escolas portuguesas no estrangeiro. No concelho, inscreveram-se 27 estabelecimentos de ensino e 58 alunos, 18 do 1.º ciclo, 14 do 2.º ciclo, 19 do 3.º ciclo e sete alunos do ensino secundário.

A iniciativa é dirigida a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e tem como principal objetivo estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

O concurso, com a grande final marcada para o dia 3 de junho, é realizado em três fases, a escolar/municipal, a intermunicipal e a nacional, com a orientação e controlo do Plano Nacional de Leitura. Em cada fase, há atividades de leitura e apuramento de concorrentes para a fase seguinte.

Alunos do concelho selecionados

Foram apurados três alunos em cada ciclo de ensino, que representarão o município na fase intermunicipal, na qual irão participar alunos de toda a Área Metropolitana de Lisboa e que se realizará em Lisboa, no dia 20 de abril.

1.º ciclo – 4.º ano

Afonso Chambel Pereira, Escola Básica da Quinta dos Morgados
Júlia Coelho Menoti Américo, Escola Básica de Pinhal de Frades
Beatriz Gonçalves, Escola Básica da Quinta da Cabouca

2.º ciclo

Marta Alexandra Mendes Pais – 5. º ano, Escola Básica Nun'Álvares
Pedro Miguel Batista Balinho – 6. º ano, Escola Básica Nun'Álvares
Lívia Carolina Lemos Ribeiro – 6. º ano, Escola Básica Carlos Ribeiro

3.º ciclo

Lara Rodrigues – 9.º ano, Escola Básica Pedro Eanes Lobato
Maria Inês Pechirra Palma – 9.º ano, Escola Básica Carlos Ribeiro
Dália Abambres – 8.º ano, Escola Básica de Vale de Milhaços

Secundário – 12.º ano

Ana Rita Domingos, Escola Secundária Dr. José Afonso
Inês Braga, Escola Secundária de Amora
Cátia Dâmaso, Escola Secundária Manuel Cargaleiro

O Concurso Nacional de Leitura é promovido anualmente pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação entre a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que promove a versão internacional desta iniciativa, com a Direção-Geral da Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro, versão lusófona.