Câmara do Seixal solicita intervenção urgente do Ministério da Educação

Manifestação
17 Out '19

A Câmara Municipal do Seixal participou na marcha "Não ao amianto" que decorreu quinta-feira, dia 17 de outubro, e foi organizada pelo Agrupamento de Escolas António Augusto Louro.

Esta manifestação pretendeu alertar para a necessidade urgente de substituição dos telheiros de amianto existentes e degradados na Escola Básica Dr. António Augusto Louro, uma infraestrutura da responsabilidade do Ministério da Educação.

Trata-se de um problema grave, que coloca em causa a saúde das crianças, professores e auxiliares de educação, para o qual a autarquia já solicitou a intervenção urgente do ministério.

Segundo o presidente da câmara, Joaquim Santos, "este é um assunto muito preocupante, para o qual temos vindo a alertar e a solicitar resposta urgente por parte do Ministério da Educação, mas até ao momento nada avançou".

“A escola pública de qualidade é fundamental para o sucesso dos nossos alunos, pelo que nos estabelecimentos onde o município pode intervir está em curso um investimento da Câmara Municipal do Seixal de cerca de seis milhões de euros na manutenção, requalificação e ampliação em 16 escolas do 1.º ciclo”, acrescenta o autarca.

Já o parque escolar do 2.º e 3.º ciclos e secundário, da responsabilidade do Ministério da Educação, continua sem quaisquer intervenções de requalificação e permanecem ainda por construir vários novos equipamentos, propostos em Carta Educativa, com terrenos cedidos pela autarquia, identificados como necessários e que o Ministério da Educação tarda em concretizar.