Construção de uma escola democrática e inclusiva

-
30 Jan '26

A Escola Secundária João de Barros acolheu, no dia 29 de janeiro, as III Jornadas Pedagógicas, subordinadas ao tema do Plano Educativo Municipal 2025-2026: Educação Para Todos, um espaço de reflexão e partilha dedicado à promoção do sucesso escolar e à construção de uma educação inclusiva no município do Seixal.

O evento, organizado em conjunto pela Câmara Municipal do Seixal, pela Academia do Professor e pelos agrupamentos e escolas secundárias do concelho, constituiu uma oportunidade para debater os eixos do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar. Orlando Teixeira, diretor da Academia do Professor, explica que «o Centro de Formação tem estado sempre disponível para fazer este trabalho de forma colaborativa e empenhada».

O dia começou com apresentações sobre bem-estar e saúde mental, estratégias e resultados de excelência na escola pública, desafios do ensino da leitura e da escrita e a importância do corpo no desenvolvimento de competências e aprendizagem. Durante a tarde, realizaram-se laboratórios temáticos, debates de resultados e uma apresentação do currículo oculto do projeto Seixal Criativo, conduzida pelo coordenador geral, Edmundo Nobre.

As comunicações refletiram as «necessidades que as diferentes comunidades educativas identificaram», resultado de debate e proposta dos diretores de agrupamento, explica António Carvalho, diretor do Agrupamento de Escolas João de Barros. «É o momento em que todos aqueles que se interessam pela educação no Seixal se juntam para debater os desafios que têm, encontrar soluções e depois compete-nos ter a capacidade de as implementar», acrescenta.

Entre as comunicações destacaram-se Carina Lobato Faria, com «Bem-estar Emocional e Aprendizagem na Escola», David Justino, com «Escola Pública – Espaço de Excelência», Ana Quitério, com «A Criança e o Jogo: na Escola Aprende-se com o Corpo Todo?» e Miguel Borges, com «Do Encanto ao Código: Desafiando o Ensino da Leitura».

A vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Seixal considerou a iniciativa «um momento de reflexão, de partilha e de conhecimento» e destacou a importância da «colaboração entre escolas e destas com os parceiros» e a valorização do trabalho dos profissionais de educação.

Maria João Macau defendeu ainda «uma escola pública para todos, democrática, universalista, integradora e inclusiva» e sublinhou que «a forma de o fazermos, de pensar e refletir o futuro, com novas metodologias, aprendizagem e formação, irá certamente ao encontro daquilo que pretendemos no acesso e oportunidade para todos».

Partilhar

Está aqui