Dia Aberto no Parque Metropolitano da Biodiversidade
O Parque Metropolitano da Biodiversidade, recentemente inaugurado, na Verdizela, promove este domingo um Dia Aberto, com a realização de passeios interpretativos, conversas e sessões participativas com a população. A participação é livre.
Programa
9 horas | Bioblitz no Parque
Uma ação de ciência cidadã, na qual os participantes irão contribuir para aprofundar o conhecimento sobre os valores naturais do parque, registando todas as espécies encontradas num percurso guiado pelos biólogos da Associação Vita Nativa.
11 horas | Tai Chi
Sessão de tai chi chuan promovida pela Associação para o Desenvolvimento Sociocultural e Desportivo de Belverde.
15 horas | Conversas sobre Sustentabilidade – Biodiversidade
«Biodiversidade» é o tema da primeira conversa, inserida num ciclo que passa por outros encontros que irão abordar as outras dimensões da sustentabilidade, como o ambiente, a sociedade e a economia.
16 horas | O Futuro do Parque
Sessão participativa com a população sobre o futuro do parque, em que se convidam os munícipes a partilhar expetativas e sugestões para a sua dinamização e conservação.
17 horas | Passeio Interpretativo
Percurso guiado por biólogos da Associação Vita Nativa que irão partilhar os seus conhecimentos sobre as espécies e os ecossistemas que compõem o parque.
21 horas | À Noite no Parque
Passeio noturno guiado por biólogos da Associação Vita Nativa para conhecer as espécies que se tornam mais ativas após o pôr do sol, com especial destaque para as borboletas noturnas que habitam no parque.
O parque
Pela sua dimensão e localização, o Parque Metropolitano da Biodiversidade assume um papel importante na estrutura verde e de recreio do concelho do Seixal, estendendo-se, numa 1.ª fase, por cerca de 7 hectares. No futuro, com uma área total de 400 hectares, será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa, depois de Monsanto.
A 1.ª fase, com 7 hectares, está concluída, numa área que conta com um Centro de Interpretação Ambiental, destinado a servir de apoio aos utentes, e uma componente de educação, divulgação e observação da natureza e biodiversidade que pretende ser um marco na promoção de conceitos para o futuro, ao nível da ecologia e da proteção ambiental.
Em termos de estrutura, o parque está dotado com percursos para caminhadas, jogging e passeios de bicicleta, fazendo ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal.
O Parque Metropolitano da Biodiversidade tem nesta fase como parceira a Associação Vita Nativa, responsável pela dinamização de atividades.
Partilhar