Mil espécies já identificadas no Parque da Biodiversidade

-
10 Fev '26

Já são mil as espécies identificadas no Parque Metropolitano da Biodiversidade, marca atingida há poucos dias e resultado do trabalho iniciado com a colaboração dos técnicos da Vita Nativa, associação parceira da autarquia.

A milésima espécie identificada no Parque Metropolitano da Biodiversidade foi um cogumelo, a Amanita torrendii.

Estão atualmente identificadas 111 espécies de animais vertebrados, 523 espécies de animais invertebrados, 296 espécies de plantas, 66 espécies de fungos, 2 protistas, 1 bactéria e 1 vírus.

Entre as espécies identificadas, encontram-se algumas com estatuto de conservação «Em Perigo», como o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) e a mariposa-miniária (Ekboarmia miniaria), e várias com estatuto de conservação «Vulnerável», como o falcão-peregrino (Falco peregrinus), o açor (Accipiter gentilis), a tanchagem-dos-charcos (Littorella uniflora) e a alcaravia-dos-charcos (Caropsis verticillato-inundata).

Há Vida no Parque é o nome da exposição que apresenta uma seleção de espécies de fauna e flora identificadas e que pode ser visionada no canal oficial da autarquia no YouTube, bem como in loco na Casa da Biodiversidade.

O Parque Metropolitano da Biodiversidade, inaugurado pela Câmara Municipal do Seixal no dia 25 de abril de 2023, conta com um espaço, destinado a servir de apoio aos utentes, e com uma componente de educação, divulgação e observação da natureza e da biodiversidade que já constitui um marco na promoção de conceitos para o futuro, ao nível da ecologia e da proteção ambiental. Em termos de estrutura, o parque está dotado de percursos para caminhadas, jogging e passeios de bicicleta, fazendo ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal.

A autarquia conta ainda com uma extensa programação de atividades a decorrer durante o dia, e mesmo à noite, dentro e fora da Casa da Biodiversidade, disponível para consulta na agenda do site cm-seixal.pt.

Visite-nos e faça parte desta casa da biodiversidade!

Partilhar

Está aqui