Município alerta para os riscos da processionária
A Câmara Municipal do Seixal alerta a população para a presença da processionária ou lagarta-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa) em zonas do concelho onde existem pinheiros, fenómeno habitual nesta altura do ano, mas que requer alguma atenção na salvaguarda da saúde pública, animal e ambiental.
Nesta altura do ano começam a avistar-se ninhos nas árvores e registam-se situações em que as larvas se encontram na fase de descida das árvores em fila, deslocando-se pelo solo para completar o seu ciclo de vida, o que aumenta a probabilidade de contacto com pessoas e animais de companhia.
A lagarta-do-pinheiro possui pelos urticantes, que se libertam facilmente e podem provocar reações alérgicas em humanos. Nos animais, sobretudo cães, o contacto pode causar lesões na boca, língua e vias respiratórias, o que pode requerer atenção veterinária.
Além dos riscos para a saúde, esta praga tem também impacto ambiental, podendo causar a desfolha dos pinheiros, enfraquecendo as árvores e tornando-as mais vulneráveis a outras doenças.
A Câmara Municipal do Seixal recomenda à população que:
- Evite o contacto direto com lagartas ou ninhos;
- Tenha especial atenção sempre que as crianças brincarem em zonas com pinheiros infestados;
- Mantenha os animais de estimação sob vigilância durante os passeios;
- Em caso de contacto, lave a área afetada apenas com água e procure assistência médica ou veterinária, se necessário;
- Assinale a presença de ninhos ou lagartas aos serviços municipais, através da aplicação Eu Participo ou do email euparticipo@cm-seixal.pt
- Em caso de contacto com a processionária consulte as recomendações aqui.
A autarquia continua a acompanhar a situação, desenvolvendo ações de monitorização e controlo, com enfoque na microinjeção de árvores para prevenir a praga, e na colocação de cintas para evitar a descida das lagartas para o solo.
Partilhar

