Escolas do concelho apostam em programas ERASMUS+

Erasmus+
-
30 Jan '20

Várias escolas do concelho integram parcerias no âmbito do projeto de intercâmbio europeu Erasmus+. É o caso da Escola Básica Dr. António Augusto Louro, do Agrupamento de Escolas Terras de Larus e do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato.

A Escola Básica Dr. António Augusto Louro, em Arrentela, iniciou o ano letivo com novos projetos cofinanciados pela União Europeia, no âmbito do programa de intercâmbio internacional ERASMUS+. Com a duração de dois anos, apresentam-se como parcerias de partilha de inovação e partilha de boas práticas, no sentido de oferecer novas oportunidades aos alunos.

Na promoção de boas práticas, destaca-se o projeto com o tema «Schools Stand Against Bulliyng», em português «Escolas unidas contra o assédio», que decorrerá até 2021, e conta com a participação de alunos e professores do 3.º ciclo do ensino básico de Portugal, Roménia, Turquia, Itália e Grécia.

O objetivo principal é a promoção, junto de toda a comunidade educativa, de uma consciência para um problema atual – o bullying, através de vários trabalhos e oficinas de formação, assentes nos valores da amizade, respeito, empatia, paz e aceitação do outro e de outras culturas.

Os alunos e professores destes cinco países que participam no projeto estiveram em formação sobre esta temática, na Roménia, em novembro passado, onde tiveram a oportunidade de trabalhar em conjunto para refletir sobre causas e consequências deste problema e criar respostas para a sua prevenção e solução.

Por sua vez, a Escola Básica da Cruz de Pau, que pertence ao Agrupamento de Escolas Terras de Larus, esteve na Eslováquia, no âmbito do projeto Common Mind and Global Cooperation in Mathematics Teaching, que visou a partilha de práticas, currículos e estratégias para inovar as metodologias do ensino da Matemática. Integram no projeto escolas da Turquia, Roménia, Eslováquia e Polónia.

O Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato escolheu integrar o projeto SoF – Schools of Future, uma parceria multilateral, que envolve escolas da Finlândia, Portugal, Lituânia, Áustria e Itália. Para além de envolver mobilidade de estudantes e professores, prevê que ao longo dos próximos dois anos, as escolas possam partilhar as suas boas práticas, experimentar metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, centradas no aluno e desenvolver a aprendizagem, num ambiente alargado, potenciando o ambiente em que cada escola se integra.

Em novembro de 2019, em Hanko, no sul da Finlândia, a equipa promotora do projeto esteve em formação, para aprofundar e operacionalizar o projeto, bem como, aprofundar o seu conhecimento de ferramentas que irão ser mobilizadas neste projeto, «Uma escola do futuro».

Partilhar

Está aqui