«Igualdade com Direitos» destacado no Jornal Interescolar

26 Maio '22

O auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal vai receber no próximo dia 27 de maio, às 16.30 horas, a cerimónia de lançamento da 8.ª edição do Jornal Interescolar, que poderá ser acompanhada no canal de YouTube da autarquia.

O Jornal Interescolar é um projeto concretizado por alunos das escolas públicas do município do Seixal, em que os jovens são responsáveis pelos conteúdos, que englobam textos jornalísticos, entre os quais artigos, entrevistas e reportagens, mas também poemas e trabalhos gráficos, ilustrações, fotografia e fotomontagem, entre outros. O Jornal Interescolar integra o Plano Educativo Municipal.

«Igualdade com Direitos»

Durante a cerimónia, que pode acompanhar a transmissão em direto no canal de YouTube da autarquia, os alunos das escolas participantes apresentarão apontamentos musicais, pintura em tela ao vivo, leitura expressiva de textos, dramatização e instalação artística.

Escolas participantes:

Escola Básica Carlos Ribeiro
Escola Básica de Corroios
Escola Básica Dr. António Augusto Louro
Escola Básica Nun'Álvares
Escola Básica Paulo da Gama
Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira
Escola Secundária de Amora
Escola Secundária Dr. José Afonso
Escola Secundária Manuel Cargaleiro

«Igualdade com Direitos» é o tema desta 8.ª edição do Jornal Interescolar, que reúne trabalhos dos alunos das nove escolas básicas e secundárias do concelho envolvidas no projeto neste ano letivo.

O tema proposto, em que se incluem os direitos civis, culturais, económicos, políticos e sociais, reforçam a necessidade da tomada de consciência para a necessária ausência da diferença, onde todas as partes assumem as mesmas condições em sociedade.

Para Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, a edição do Jornal Interescolar 2021-2022, com o tema «Igualdade com Direitos», «pretende dar cumprimento ao compromisso assumido pela autarquia com as escolas, enquanto instituição dinâmica nos processos de mudança, para a redefinição de um quadro de atuação comum de atividades no âmbito da estratégia nacional da educação para a cidadania, dando prioridade a matérias de desenvolvimento e dos Direitos Humanos».

Consulte a 8.ª edição do Jornal Interescolar - PDF [11,7 MB]