Passe navegante mantém preço em 2026
O valor permanece inalterado pelo sétimo ano consecutivo, confirmando uma opção clara de política pública da Área Metropolitana de Lisboa (AML), orientada para o reforço do transporte público e promoção de uma mobilidade mais sustentável.
Deliberada pelo Conselho Metropolitano da AML, que inclui o concelho do Seixal e os restantes 17 municípios da região metropolitana, a decisão reafirma o compromisso com o investimento na mobilidade sustentável e no apoio às famílias, promovendo um sistema de transportes públicos mais acessível e inclusivo em toda a região metropolitana.
Os números refletem esse investimento público: se em 2019 o número dos passes carregados atingia os seis milhões, em 2024 este valor ultrapassava os 11 milhões, um crescimento de 75%. Em 2025, a procura supera já a dos anos anteriores, demonstrando que o transporte público voltou a ocupar um lugar central nas escolhas de mobilidade da população.
Antes do navegante existiam cerca de oito mil tipologias de passes, com uma forte fragmentação territorial. Atualmente existem apenas duas modalidades – navegante municipal e navegante metropolitano – com cobertura total da AML, quando anteriormente o passe com maior abrangência geográfica servia apenas 30% do território sem cobrir todos os modos de transporte.
Atualmente, as viagens realizadas com passe navegante® na Área Metropolitana de Lisboa (AML) representam cerca de 90% do total de viagens realizadas, seja por utilizadores frequentes como ocasionais.
Saiba mais em carrismetropolitana.pt
Partilhar

