Proteção Civil municipal realiza exercício em caso de catástrofe

13 Dez '23

A prevenção e a preparação são fases essenciais na gestão das emergências de proteção civil, o que justificou a realização de um exercício de proteção civil para teste da capacidade de articulação e coordenação dos agentes de proteção civil e serviços municipais na resposta a uma catástrofe.

Foi no passado dia 7 de dezembro, no Centro Municipal de Proteção Civil, localizado nos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal, que decorreu o simulacro, em que o cenário foi de situação meteorológica adversa com as características de tempestade tropical, que provocaria rajadas de vento com 120 km/hora, precipitação de 75 mm e subida da água do rio na frente ribeirinha. Foram identificadas como consequências inundações das zonas urbanas antigas e das principais vias rodoviárias, a queda de árvores, estruturas publicitárias e postes de eletricidade, deslizamentos de terra e derrocada de edifícios.

Neste enquadramento, cerca de 10% da população do município seria gravemente afetada, resultando em 120 desalojados e mais de uma dezena de feridos e cerca de 60 % sofreria perturbações na sua rotina diária.

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu-se com o vereador do pelouro da Proteção Civil, Joaquim Tavares, e com os serviços operacionais do município, visando a coordenação dos meios de resposta no socorro, segurança e saúde e a instalação de locais de abrigo temporário para a população desalojada.

A Comissão Municipal de Proteção Civil é composta por representantes da câmara municipal, dos dois corpos de bombeiros (Amora e Seixal), da PSP, da GNR, da Polícia Marítima, da Capitania do Porto de Lisboa, da Cruz Vermelha Portuguesa, do Instituto de Segurança Social, da Autoridade de Saúde, do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal e do Hospital Garcia de Orta.

Este exercício que se enquadra no processo de revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil terá continuação com um exercício, através da movimentação de meios reais no teatro de operações classificado como LIVEX (live exercise), no primeiro semestre de 2024.