Seixal alerta para praga da lagarta do pinheiro

Processionária
19 Fev '20

Até maio, preste atenção à processionária ou lagarta do pinheiro. Este é um inseto que ao entrar em contacto com os seres humanos pode provocar irritações na pele, olhos e aparelho respiratório. Saiba o que deve fazer.

Esta praga encontra-se bastante presente, nesta altura do ano, no concelho, uma vez que o pinheiro-bravo é a espécie mais abundante em zonas com elevada afluência de pessoas, como é o caso das escolas básicas do 1.º ciclo ou jardins de infância, áreas de jogos e recreio ou parques e jardins do Seixal.

A lagarta do pinheiro é um inseto desfolhador dos pinheiros e cedros. Tem o corpo dividido em pequenos segmentos, cada um dos quais com milhares de pelos urticantes de coloração alaranjada que se vão libertando e espalhado pelo ar à medida que a lagarta se desloca, formando as designadas procissões. São estes pelos que, em contacto com a pele, mucosas e olhos podem gerar uma reação alérgica grave. As crianças e os canídeos são os principais grupos de risco pela curiosidade que lhes é intrínseca.

Controlo da praga

Com o objetivo de combater esta praga, a Câmara Municipal do Seixal, através do Plano de Combate à Processionária do Pinheiro, tem promovido desde 2003 diversas ações complementares, entre as quais a monitorização da praga, colocando armadilhas iscadas com feromonas sexuais, tratamentos por microinjeção e remoção de ninhos, em locais de maior risco de contacto com as lagartas, como as escolas básicas do 1.º ciclo ou jardins de infância, áreas de jogos e recreio ou parques e jardins, com elevada afluência de pessoas.

Em todo o caso, as lagartas de processionária têm, tal como todos os seres vivos, um papel importante, uma vez que são fonte de alimento para inúmeras aves (chapins e poupas), morcegos, entre outros animais.

Recomendações/precauções

• Durante a fase de «procissão» desta praga, deve impedir que crianças e animais domésticos tenham livre acesso aos pinhais infestados com processionária.
  • As crianças deverão ser informadas que não podem brincar com as lagartas e quais os riscos que podem correr caso o façam.
  • Ao manusear lagartas ou ninhos deverá usar luvas de proteção, óculos, proteger o pescoço, e máscara de proteção no nariz e na boca.
  • Em caso de fortes sintomas de alergia cutânea, deverá dirigir-se ao posto médico mais próximo.
  • Em caso de contacto dos animais domésticos com a lagarta, deverá dirigir-se rapidamente ao veterinário mais próximo.

Para mais informações ligue para o telefone 210 976 011 ou envie o seu email para seixal.limpo@cm-seixal.pt.