Testemunhos sobre a Festa de S. Pedro de 1959

-
04 Jun '20

Em 1959, a Festa de S. Pedro teve um final inusitado, tendo ficado na memória das gentes que presenciaram o acidente pirotécnico, quando foram lançados os foguetes, logo após a bênção das embarcações, junto ao rio. Conheça alguns testemunhos dessa época.

Festejos no Seixal. Tribuna do Povo N.º207, (5 de julho 1959), p.4.

«O fogo inesperadamente pegou-se ao molho de foguetes e morteiros que por imprevidência se encontrava junto aos improvisados fogueteiros. Um fusilar aterrador se desprendeu da pilha de explosivos, atroando os ares, provocando uma imensa cortina de fogo e fumarada que por instantes envolveu todo o cais (…) um corpo se viu rolando pela rampa até às águas, que logo ficaram tingidas de sangue. Grande parte da multidão tomada de pânico, correu apavorada, acotevelando-se, pisando-se, gritando.»

Testemunho de Fernando Tasquinha Rebelo

«{Em 1959] Houve um acidente (…) tinha eu uns 17 anos. Estava o "maneta" a lançar fogo, deixou cair um morteiro ao pé dos outros, Bam! Foi para o ar...os santos, Nossa Senhora de Fátima, o S. Pedro, foi tudo abaixo, quem estava a segurar os andores deixaram os andores para o chão».

Testemunho de Manuela Partidário

«[No dia do acidente na festa de 1959] eu estava com o estandarte da Nossa Senhora da Conceição, com um fato muito bonito e fui parar abaixo na praça, fiquei com o fato todo roto, passaram por cima de mim, mas não larguei o estandarte».

Além destas recordações estão ainda disponíveis fotografias alusivas às festas do S. Pedro na página do Flickr do projeto Histórias & Memórias Fotográficas, dedicada às Festas Populares e Religiosas.

 

Partilhar

Está aqui