27.º Corta-Mato Cidade de Amora

O Corta-Mato Cidade de Amora chega este ano à 27.ª edição e corre-se no dia 6 de novembro, a partir das 9.15 horas, no Parque do Serrado, em Amora. As inscrições estão a decorrer até 4 de novembro.

A prova é aberta a atletas de ambos os sexos, federados e populares, em representação de clubes, escolas, coletividades, grupos informais ou a título individual.

Um encontro de atletismo de elevado nível competitivo e de grande participação, é uma das mais prestigiadas provas desportivas que acontece no concelho e que tem trazido alguns nomes emblemáticos do atletismo nacional e internacional. Sem interrupção há 27 anos, integra desde o início o Troféu de Atletismo do Seixal e os Jogos do Seixal, enquadrando-se nos princípios orientadores no Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo do Concelho do Seixal.

O corta-mato tem sido ainda eleito pela comissão técnica da Federação Portuguesa de Atletismo para observar ou selecionar os atletas que representarão o nosso pais nas provas europeias da modalidade. Nesta edição, será prova de seleção do escalão de juniores para o campeonato europeu, agendado para dia 11 de dezembro, na cidade de Chia, na ilha de Sardenha, em Itália.

Atletas em destaque confirmados

Nelson Cruz | Clube Pedro Pessoa – atual campeão nacional de corta mato;
Hélio Gomes | Sporting Clube Portugal – atleta olímpico;
Lília Martins | Sporting Clube Portugal – atual campeã nacional de corta-mato em juniores;
Francisca Borges | Sporting Clube Portugal - atual vice-campeã nacional de corta-mato em juniores.

Objetivos

• Promover a prática massiva do desporto, através da corrida ao ar livre e em plena natureza;
  • Popularizar a prática da corrida lenta e prolongada como processo de prática desportiva acessível a toda a população nas suas formas competitivas, festivas ou de convívio;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos através da manutenção da saúde, pela luta contra o stresse e as doenças decorrentes do sedentarismo da vida moderna;
  • Divulgar o concelho, o seu desporto, a sua história, a sua cultura, a sua gastronomia e o seu valor paisagístico;
  • Afirmar o Seixal à escala nacional, demonstrando a sua oferta ao nível de equipamentos desportivos e capacidade de realização e inovação.

Regulamento, horários, escalões e prémios

Consulte o documento onde é disponibilizada toda a informação necessária sobre escalões, distâncias, horários e prémios.

Parque do Serrado

A centralidade do Parque do Serrado oferece a todos os que visitarem o concelho a propósito deste evento a oportunidade de conhecerem os seus espaços emblemáticos, designadamente a Baía do Seixal e todo um conjunto patrimonial e de grande valor paisagístico.

Edição 2015

Susana Cunha, do Sporting Clube de Linda-a-Pastora, e António Silva, do Sporting Clube de Portugal, foram os grandes vencedores da 26.ª edição do Corta-Mato Cidade de Amora.

Na prova de seniores femininos, a atleta Susana Cunha completou os 6 mil metros em 23 minutos e 7 segundos, seguida de Raquel Trabuco, do Clube de Futebol Os Belenenses, que cortou a meta aos 23 minutos e 50 segundos. O terceiro lugar deste escalão foi conquistado pela atleta Sandra Conceição, do CEFA-Marinha, com 25 minutos e 38 segundos.

Já no setor masculino, o atleta António Silva, do Sporting Clube de Portugal, concluiu a prova de 10 mil metros em 32 minutos e 20 segundos, seguido de Nelson Cruz, do Clube Pedro Pessoa, que alcançou o tempo de 32 minutos e 25 segundos. O terceiro lugar pertenceu a Hugo Correia, do Sporting Clube de Portugal, que cortou a meta aos 32 minutos e 48 segundos.

Estiveram presentes cerca de 1500 espectadores e 1166 atletas em representação de 93 coletividades, dos quais cerca de 50 foram atletas de elevado nível nacional.

O Corta-Mato Cidade de Amora é organizado pela Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Amora, em parceria com o movimento associativo, a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo de Setúbal. Apoiam ainda a prova o stande Autokuatrus, o hipermercado E.Leclerc, a Loja Desportiva da Encarnação e o Hotel Evidência Belverde.

Edição 2014

As inscrições deverão ser enviadas, até às 18 horas do dia 4 de novembro, para:

Mais informações disponíveis através do telefone 212 268 730.