Historial

A Estação do Livro é uma iniciativa desenvolvida pela Biblioteca Municipal do Seixal, em parceria com as bibliotecas escolares do concelho.

Nasceu em 2002 com uma ideia simples, que cresceu exponencialmente até aos dias de hoje, tornando-se numa iniciativa marcante na vida das bibliotecas escolares.

Começou com feiras do livro, promovidas pelas próprias escolas em simultâneo, na altura apenas as secundárias, e atualmente engloba 35 escolas, de todos níveis de ensino do concelho do Seixal, e um leque de atividades muito diversificado que conta com visitas de escritores, ateliês, workshops, sessões de leitura, exposições, conferências, poesia, espetáculos, entre outros.

Parte das atividades são contratadas pela biblioteca a entidades culturais externas, outras são dinamizadas pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal do Seixal e outras ainda desenvolvidas no âmbito do projeto Em Rede, que é resultante da vontade dos professores desenvolverem diversas atividades com os alunos em torno de um tema que se enquadre no âmbito dos currículos disciplinares.

Para a Estação do Livro são preparadas atividades subordinadas ao tema celebrado pela biblioteca no ano em causa, tendo de igual modo atenção aos currículos disciplinares. São desenvolvidas nas escolas sob a orientação dos professores integrados no projeto e, numa perspetiva de interação escolar e troca de conhecimentos e experiências, apresentadas aos alunos da escola ou outras durante a Estação do Livro.

A Estação do Livro tem periodicidade anual e decorre sempre na segunda quinzena do mês de novembro nas diversas bibliotecas escolares. As atividades são atualizadas anualmente, compondo assim o programa da estação.

A ideia central da iniciativa gira em torno da promoção da leitura e atividades que promovam nos alunos o interesse pela literatura ou outro tipo de arte e conhecimento, bem como dinamizar as bibliotecas escolares, tornando-as num espaço de cultura e conhecimento, acessível a todos os alunos das escolas.

Partilhar

Está aqui