33.º Festival de Teatro do Seixal

De 11 de novembro a 10 de dezembro, a 33.ª edição do Festival de Teatro do Seixal leva ao palco o reflexo da vida. As memórias, os sonhos, as ideias, em sete propostas teatrais feitas com o melhor da dramaturgia local e nacional. 

Os espetáculos percorrem os palcos do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal e das coletividades de cultura e recreio do concelho e são sua maioria gratuitos.

Programa

De Aço e de Sonho

Dia 11 de novembro, sexta-feira, 21.30 horas
União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas e Teatro Extremo
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal
Ingresso: 6 euros (50 por cento de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal)

Espetáculo que assinala a comemoração do 40.º aniversário da Constituição da República Portuguesa, nascida com a Revolução de Abril de 1974. A história, mas também as memórias e os afetos, em torno da lei fundamental do país, garante de direitos sociais, políticos e culturais do povo. Uma homenagem poética e festiva que contribui para o conhecimento das gerações mais novas e evoca as recordações de quem viveu o tempo de refundação do país, enraizado na lei do aço, transformado na sementeira do sonho. 

Rir É O Melhor Remédio

Dia 12 de novembro, sábado, 21.30 horas
Grupo Cénico José Viana
Sociedade Filarmónica União Arrentelense

Espetáculo de revista à portuguesa, para maiores de 12 anos, que evoca quadros de uma «Lisboa de outras eras». As atrizes, o fado, o património, Santo António ou a fadista Hermínia Silva são alguns dos quadros desta produção feita no Seixal que conta com os nomes de Manuela Sameiro e de Mário Barradas, entre outros. Uma oportunidade para recordar canções de sempre como «O Cacilheiro», «Olhos Castanhos» ou «Desfolhada».

O Urso

Dia 18 de novembro, sexta-feira, 21.30 horas
Panu Cru
Associação de Amigos do Pinhal do General

Comédia em um ato, «O Urso» é um texto de um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, o russo Anton Tchekhov. A peça relata a história de uma viúva e de um credor, surgido para cobrar uma dívida do falecido marido. A trama desenvolve-se em torno das diferenças entre homens e mulheres, do desejo de aproximação e da obrigação moral de afastamento. 

MYTHOS

Dia 19 de novembro, sábado, 21.30 horas
Teatro Extremo
Clube Recreativo da Cruz de Pau

MYTHOS é uma criação original de inspiração clownesca para adultos e crianças a partir dos 6 anos. O ponto de partida é uma conferência sobre mitologia, a partir da qual as três personagens iniciam uma viagem, em tom de comédia, em busca da curiosidade e da imaginação universal e glosando os mitos universais e urbanos. O resultado é uma reflexão sobre a condição humana na sociedade do nosso tempo

Felicidade

Dia 26 de novembro, sabado, 21.30 horas
Trabalhadores de Sonhos (Projecto Ficções)
Sociedade Filarmónica Operária Amorense

Uma comédia que se desenvolve em torno da felicidade reúne em palco as atrizes Liane Rosário e Paula Perdigão. Em palco, diferentes quadros mostram diversas personagens e evidenciam as condicionantes, tantas vezes sinistras, do desejo e da felicidade humana. Uma provocação assumida, a peça começa e termina com uma festa onde se promove a interação com o público, assumindo um tom humorístico para falar de um tema tão profundo como o do amor. 

God

Dia 3 de dezembro, sábado, 21.30 horas
Força de Produção
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal
Ingresso: 10 euros (50 por cento de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal)

Com texto de David Javerbaum, a encenação de António Pires reúne em palco Joaquim Monchique, Diogo Mesquita e Rui Andrade. No dia do espetáculo, o Auditório Municipal recebe Deus, acompanhado pelos arcanjos Miguel e Gabriel. Joaquim Monchique dá a voz ao Criador e a palavra à salvação, para fazer o diagnóstico do estado das coisas na Terra e tomar medidas para alterar o rumo seguido pela humanidade e tornar a vida mais aprazível para os bípedes do planeta azul. Uma comédia divina. 

A Última Viagem de Lenine

Dia 10 de dezembro, sábado
21.30 horas
Associação Cultural Não Matem o Mensageiro
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal
Ingresso: 6 euros (50 por cento de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal)

Quando, em 1924, Lenine embarcou no comboio rumo a Lisboa, esperava encontrar um médico que o curasse da doença que o assolava. Não esperava sair em 2016 e descobrir que, passado um século, o nosso mundo mudou muito pouco. Noventa e nove anos depois da revolução que abalou o mundo, esta peça de teatro promete abalar o palco com uma homenagem à Revolução de Outubro em torno do verdadeiro Lenine. Um texto original e divertido que promete não deixar ninguém indiferente. 

Partilhar

Está aqui