34.º Festival de Teatro do Seixal

A 34.ª edição do Festival de Teatro do Seixal tem início no dia 17 de novembro na principal sala de espetáculos do concelho, o Auditório Municipal, com a comédia «Rabo de Saia».

Grupos da dramaturgia nacional e local vão apresentar peças imperdíveis nos palcos do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, do Cinema S. Vicente, do Auditório José Queluz e das coletividades de cultura e recreio do concelho.

«Filho da Treta» encerra o festival no dia 9 de dezembro, no Auditório Municipal.

Programa

Rabo de Saia

17 de novembro, sexta-feira, 21.30 horas
Margem Narrativa
M/ 12 anos
Ingresso: 10 euros*
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal

«Rabo de Saia» apresenta as peripécias dos já conhecidos Quim (António Melo), António (Fernando Ferrão), Xavier (Joaquim Nicolau) e Manel (Almeno Gonçalves). Depois de «Crise dos 40» e da «Loucura dos 50», o grupo volta a reunir-se para, em torno de uma mudança de sexo de um deles, refletir de forma divertida sobre preconceitos, desejos, traumas e identidade.

Chá Pra 9

24 de novembro, sexta-feira, 21.30 horas
Grupo de Teatro Almagesto/AESCA
Entrada livre
Auditório José Queluz, Junta de Freguesia de Corroios

Uma tertúlia à moda antiga, em torno de uma mesa de café, onde basta um pouco de água e umas folhinhas de chá, num encontro em que estão em foco a tristeza, a saudade, o amor e a amizade. Uma xícara, duas talvez, acompanhada por palavras poéticas que expressam a verdade interna de cada um e as grandes verdades do mundo, pode bem ser quanto baste para aliviar as dores da alma, quando não mesmo as do corpo. Um momento apenas, talvez, mas que não vai querer perder.

C(ri)ses e Fa(r)dos

25 de novembro, sábado, 21.30 horas
Grupo Cénico José Viana
Entrada livre
Sociedade Filarmónica União Arrentelense

Teatro de revista à boa maneira portuguesa por um grupo sedeado no Seixal. A mordacidade a que já nos habituou este género teatral genuinamente português, com o bom humor de que tanto precisamos para aguentar um quotidiano cada vez mais confuso e aflitivo.

Daqui Ninguém Passa!

30 de novembro, quinta-feira, 21.30 horas
Teatro de Areia – Associação Cultural O Mundo do Espectáculo
Duração: 60 minutos
M/ 6 anos
Ingresso: 2 euros
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal

Uma criação coletiva da Actos Urbanos e da turma de teatro da UNISSEIXAL – Universidade Sénior do Seixal, «Daqui Ninguém Passa!» é uma peça que nasce a partir do livro homónimo de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho (Planeta Tangerina, 2014).
Nesta dramatização, um general entende manter um lado do palco vazio como a melhor forma de assegurar a sua presença na peça de teatro sempre que lhe apetecer ser o protagonista. Para que assim seja, coloca um soldado de guarda do palco para impedir que as outras personagens tomem inesperado protagonismo. Este é o ponto de partida, mas algo de inesperado acontece.

OFF

1 de dezembro, sexta-feira, 21.30 horas
Teatro & Teatro – Associação Cultural O Mundo do Espectáculo
M/ 12 anos
Ingresso: 4 euros*
Cinema S. Vicente

E se o cómico fosse surpreendido no seu camarim pelo fã, que o obriga a admitir que a fonte de inspiração de todas as suas piadas são todos os seus defeitos? E quando um homem cria uma amiga imaginária que se transforma na causa dos contínuos fracassos das suas relações amorosas? E se a nossa voz off nos faz uma visita de despedida e descobrimos o quanto dependemos dela? E se a voz off não passa de um recurso dramático, o suporte de diálogo e ação entre detetive e mulher cliente em busca do marido que desapareceu há dez minutos? Situações inverosímeis, inusitadas, absurdas levam-nos para lá dos limites da surpresa, dando suporte a uma comicidade ao mesmo tempo contida e ilimitada.

Circuito Habitual

2 de dezembro, sábado, 21.30 horas
Teatro Extremo
Entrada livre
Clube Recreativo da Cruz de Pau

«As pessoas acreditam na mentira. Com o tempo o senhor vai ver. A verdade é sempre surpreendentemente rejeitada». Quem o diz é uma personagem de «Circuito Habitual». Um cidadão de conduta exemplar que é também um informador e que passa a ser suspeito dos mesmos crimes que denunciou, acabando convocado a prestar esclarecimentos sobre as denúncias de que foi alvo. A partir deste ponto, acompanhamos a personagem no detalhe do sistema e dos atalhos das denúncias caluniosas, ao mesmo tempo que a ouvimos justificar esta atividade pelo prazer que obtém na criação e manipulação de factos de acordo com os seus interesses. Uma reflexão muito pertinente em tempo de notícias falsas e de conjuras jornalísticas.

Conversas Imaginárias

7 de dezembro, quinta-feira, 21.30 horas
GRUTUS – Grupo de Teatro da União Seixalense
Entrada livre
Sociedade Filarmónica União Seixalense

Três personagens históricas são entrevistadas num programa televisivo, dando uma perspetiva de quem são e o que fizeram. Em jeito de jogral moderno, uma abordagem a diferentes temas da história elaborada num registo cheio de humor e acutilância.

Comédia Dois ou Três

8 de dezembro, sexta-feira, 21.30 horas
Trabalhadores de Sonhos/Projeto Ficções
Entrada livre
Sociedade Filarmónica Operária Amorense

«Ai que prazer./ Não cumprir um dever,/ Ter um livro para ler./ E não o fazer!», já dizia Fernando Pessoa. Nesta peça, o livro para ler é uma peça de teatro. A história de duas amigas que se encontram para escrever um texto teatral e cedo se apercebem que melhor do que se dedicarem ao ato criativo a que se propõem... é mesmo não o fazer.

Filho da Treta

9 de dezembro, sábado, 21.30 horas
Força de Produção
Duração: 90 minutos
M/ 12 anos
Ingresso: 10 euros*
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal

Zezé (José Pedro Gomes) prossegue a sua luta contra o bom-senso, a solidariedade, o trabalho e outros conceitos primeiro-mundistas, desta vez na companhia de Júnior (António Machado) que anda de bicicleta desmontável. Zezé, ao nível da deslocação, continua a polir a ponta do sapatinho de verniz com cuspe. Mas é um cuspe mais sábio...
Numa comovente irritação entre duas gerações perdidas, discutem-se as tascas gourmet, os refugiados, os paus de selfie, as novas famílias e outras pragas que assolam o mundo moderno deste saudoso bairro em vias de extinção.


* 50 % de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.

Informações

Telefone 210 976 103


* 50 % de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.

Partilhar

Está aqui