Apoio à Educação Física do 1.º Ciclo do Ensino Básico

O Projeto de Apoio à Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico é um dos muitos projetos que a Câmara Municipal do Seixal dinamiza com o objetivo de promover o desporto para todos.

Desenvolvido em parceria com juntas de freguesia e as escolas do concelho, este projeto é dinamizado pelos técnicos da Câmara Municipal do Seixal junto dos estabelecimentos de ensino.

Desenvolve a área de Expressão e Educação Físico-Motora, promovendo e apoiando a participação de professores e alunos em atividades físicas que vão da natação ao atletismo, passando pelas atividades rítmicas, ginástica e caminhadas, entre outras.

Um desafio a cada dia que incentiva a prática da atividade física regular e estruturada das crianças. Uma aposta no futuro que promove o desenvolvimento global das suas capacidades a nível físico, intelectual, social e emocional, favorecendo um crescimento saudável e harmonioso.

Projetos integrantes

Patinhos na Água
Direcionado a crianças do ensino pré-escolar
Aulas de adaptação ao meio aquático nas piscinas municipais. Procura familiarizar as crianças com o meio aquático através de atividades lúdicas.

Primeiras Braçadas
Destina-se a crianças dos 3.º e 4.º anos de escolaridade
Aulas de natação nas piscinas municipais. Procura que a criança domine o meio aquático e conquiste processos de deslocação coordenada dentro de água (iniciação à natação).

Primeiras Corridas
Para todas as crianças do 1.º ciclo
Atividades de atletismo no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento. As crianças realizam exercícios de deslocamentos, equilíbrios, perícias, manipulações e jogos. São feitas corridas, saltos e lançamentos.

Apoio Pedagógico
Os técnicos da autarquia transmitem aos professores os conhecimentos práticos necessários para a realização das suas aulas de educação física, esclarecem e apoiam os professores na conceção, realização e avaliação da sua intervenção pedagógica em aula. São trabalhadas as perícias e manipulações, deslocamentos e equilíbrios, ginástica, jogos, patinagem, atividades rítmicas expressivas e percursos na natureza.

Convívios desportivos
Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido nas aulas, realizam-se anualmente convívios desportivos de escola e de freguesia. Pretende-se reforçar o gosto dos alunos pela atividade física e promover o convívio e interação entre alunos e professores. São promovidos pelas escolas e pelas juntas de freguesia.

Dia do Xadrez nas Escolas do 1.º Ciclo
Um técnico da autarquia desloca-se às escolas para ensinar xadrez aos alunos. Procura-se difundir a prática do xadrez junto das escolas, sensibilizando para as vantagens da modalidade ao nível do raciocínio, memória e concentração. No final do ano letivo realiza-se um torneio entre os melhores alunos do 4.º ano de escolaridade das turmas envolvidas no projeto.

Câmara Municipal do Seixal - Divisão de Desporto
​Email: div.desporto@cm-seixal.pt