Animateatro – Associação de Teatro e Animação do Seixal
A Animateatro constitui-se a 29 de maio de 2002, considerando-se uma estrutura de génese profissional, é uma plataforma de fruição cultural, concebendo incessantemente no plano artístico, formativo e social. Apesar do cariz associativo, a Animateatro considera-se uma estrutura/companhia de teatro profissional, cuja equipa de oito colaboradores permanentes, tem como profissão as várias valências do teatro.
Na criação de espetáculos a associação é movida pela inquietação de quem persegue o espanto, de quem procura de forma, nem sempre lúcida, relacionar-se com quem a recebe, nela permanece o absurdo, a criança, o brincar, a permissão. Sendo a comunicação crucial, continua na demanda do saber, insatisfeita como qualquer criador o sabe ser.
Como promotora estabelece uma rede informal entre agentes culturais desenvolvendo regularmente uma programação que prima pela descentralização e exigência, abrangendo o público em geral/adulto na sua sede, e, desde 2009, o público infância-família no auditório do Cinema S. Vicente.
Colmata a lacuna de muitos que de outra forma não têm acesso, com o projeto O Teatro Vai à Escola, em funcionamento desde 2002, fomentando o teatro junto de instituições educativas por todo o território nacional.
No contexto formativo, entendendo que se trata de uma arte coletiva, prima por incitar o formando ao seu entendimento como matéria-prima, munindo-o de técnicas que o instiguem a ser criador, elemento integrante de um todo que se expressará sobre aquilo que o assalta, que o encanta, potenciando a partilha na tábua com o imprescindível público.
Corpos Sociais
Direção
Lina do Carmo Beirão Ramos (Presidente)
Cláudia Sofia Venâncio Palma (Vice-Presidente)
Patrícia Isabel Canário Fernandes Ricardo (Secretária)
Conselho Fiscal
João Zoraide Alves de Almeida (Presidente)
Paulo Alexandre Almeida Vicente (Secretário)
Vítor Miguel Mira Letras (Relator)
Assembleia Geral
Alexandre Renato dos Santos Gregório (Presidente)
Sérgio Rui Prieto Moreira (Secretário)
Marisa Filipa Lopes Conceição (Vogal)
Criação de espetáculos de teatro e artes performativas
Formação e workshops
Programação cultural
Intervenção social
Telefone 212 254 184
Telemóvel 919 432 556 (direção)
Dias úteis, das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas.
Partilhar